Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Com Otto, governo sai na frente com chapa principal

A filiação do Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Otto Alencar, ao Partido Progressista foi remarcada para depois do Carnaval, tendo como motivo principal problemas na agenda de vários aliados, que temiam esvaziamento da festa. Independentemente do adiamento, a decisão de filiação de Otto ao PP já está tomada e isso coloca os governistas na frente para a formação da chapa majoritária para disputar o governo do estado na eleição do próximo mês de outubro.

Encabeçada pelo governador Jaques Wagner (PT), a chapa começaria a ser esboçada desde agora, confirmando as especulações que circulam no meio político baiano desde o início do ano passado. Com a filiação de Otto, o PP garante a sua participação na chapa governista. A filiação acontecerá em grande estilo, marcando não só a volta de Otto à cena política, como também terá a finalidade de dar conotação à sua decisão. Para o evento, além de amigos do conselheiro do TCM, deverão comparecer também prefeitos e diversas lideranças do interior, que aguardavam a sua posição.

Otto pensou muito para tomar esta decisão. Além da dúvida entre continuar no Tribunal e ir para uma disputa política sem a certeza de uma vitória, ele viveu também o drama da filiação partidária. No meio do caminho surgiram à sua frente várias opções. O PDT, por exemplo, esteve perto de conquistar o seu passe e só não conseguiu por causa de empecilhos políticos. Mas a filiação de Otto era um sonho do ministro Carlos Lupi, presidente nacional licenciado da legenda brizolista.

Com a definição de Alencar, agora resta apenas uma vaga para o Senado e outra para vice para a formação da chapa governista. Assim, as outras duas vagas poderiam ser preenchidas pelo PDT, que teria o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, como opção para vice, e o PSB, que poderia indicar a deputada federal Lídice da Mata para disputar o Senado. Existe, ainda, a opção de uma chapa puro-sangue, incluindo um nome petista para vice, ou a inclusão de um petista para disputar o Senado, sendo o nome mais forte o do secretario de Planejamento, Walter Pinheiro.

Carlistas na chapa - A definição do conselheiro Otto Alencar para compor na chapa a ser encabeçada pelo governador Jaques Wagner abre definitivamente uma nova fase na política baiana. Além de ter militado sempre no campo político liderado pelo ex-senador Antonio Carlos Magalhães, quando era filiado ao antigo PL, que virou PR após a sua fusão com o Prona, em 2006, Otto foi uma de suas principais crias, ocupando funções importantes como governador, vice-governador, secretário estadual, Presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual.

Nos últimos anos, contudo, Otto começou a se aproximar do governo, notadamente com as suas posições no Tribunal de Contas dos Municípios.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Michelle e Eduardo Bolsonaro ficam de fora do Capitólio

  Foto: Reprodução/Instagram A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro 20 de janeiro de 2025 | 17:15 Mich...

Mais visitadas