O caranguejo de Canvieiras é saudável e dá corágem
A situação complicou para o prefeito de Canavieiras, Zairo Pinto Loureiro (DEM). O gestor é acusado de cometer fraudes em processos de licitação e pode até pegar pena de prisão, que vai de dois a 12 anos de reclusão, além de multas. O Tribunal de Justiça (TJ-BA) aceitou e deu procedimento às denuncias do Ministério Público Estadual, em que aponta o democrata em esquema de compra de três ônibus, no valor de R$ 99 mil, por meio de licitação do tipo convite, quando deveria ter ocorrido por tomada de preços. Coincidência ou não, algumas das empresas fornecedoras estão envolvidas no escândalo da Agerba, deflagrado pela Operação Expresso. Agora, os desembargadores do TJ-BA analisarão os processos para preparar o julgamento, que pode não ser nada favorável ao prefeito da terra do caranguejo. Outra denúncia, também sobre falcatrua em licitações, acusa Loureiro de burlar prestação de serviços de coleta de lixo, equivalente ao valor de R$ 158,6 mil dividido em seis parcelas, o que facilitaria a modalidade do tipo convite.
ALGUMA SEMELHANÇA COM ITAPETINGA?
As denúncias contra o prefeito de Canavieiras são semelhantes àquelas que vimos fazendo contra o prefeito de Itapetinga, principalmente no que diz respeito às modalidades de licitação aplicadas nas compras e outras contratações, inclusive na contratação da empresa que efetua a coleta de lixo, onde o interesse da família do prefeito é do conhecimento geral. Neste caso foi aplicada a inexigibilidade de licitação, que é um procedimento que dispensa a concorrência entre empresas, mas que não pode ser aplicada de forma aleatória. Outros casos como o da Rádio Jornal, alugada através de "laranja" por um irmão do prefeito, que repassa os serviços da emissora para a prefeitura, pelo preço que bem quer, Deus sabe lá quanto, também foram denunciados. Até a reforma da rádio Jornal, bancada pela prefeitura, foi denunciada e comprovada através de fotos pelo Sudoeste Hoje, mas que alguém tratou de colocar em alguma gaveta, bem trancada, e não mais se falou do assunto. PSFs sem médicos, lixo e urubús nas ruas, merenda escolar que some das escolas, notas fiscais frias, firmas contratadas mais frias ainda, reformas em casas de figurões, troca de favores entre autoridades, contratação ilegal de pessoal, superfaturamento, aluguel de carro de um irmão do prefeito, nepotismo de todas as modalidades, direto, cruzado, escancarado, desavergonhado, aluguel de casas através de imobiliária do irmão do prefeito, que também é secretário, empreguismo, vantágens ilícitas para vereadores e seus parentes, e muito mais que não me lembro neste momento, mas que foram fruto de denúncias, através deste Site, e que ninguém deu bola. Itapetinga, de "Capital da Pecuária", passou a ser a "Capital da Impunidade".
As vezes me pergunto se valeu a pena, mas a dúvida sempre persiste. Não coloquei ninguém na cadeia, não processei, não fui processado, por razões óbvias, mas consegui, pelo menos, desmascarar um bando de políticos incompetentes e desonestos, escancarando para todo o mundo ver, as suas falcatruas, robalheiras, mutretas, senvergonhices, esquemas e mazelas, deles, de seus aliados e de quem contribui, na moita, com os seus negócios escusos. Tudo isto daria cadeia e diversos processos, se certas pessoas de Itapetinga fossem a Canavieiras, de vez em quando, comer uns caranguejos com o promotor de lá, para criar corágem.
Enquanto ninguém "compra a briga", principalmente os acomodados "gabirabas" e "bacalhaus", que ainda se dizem da "oposição", sigo a minha luta solitária, feito "Don Quixote", contra os "moinhos de vento", que imagino serem "dragões ferozes". Será que são mesmo?
Por Davi Ferraz/Sudoeste Hoje
Comentário do BLOG
Davi Ferraz faz a pergunta: CADÊ OS OUTROS?
Eu endossando as palavras do Davi faço a minha indagação: cadê o de Jeremoabo?