Dez marcas de protetor solar em loção vendidas no Brasil foram avaliadas através de pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). No total, cinco não são resistentes quando expostas ao sol. Os produtos Nivea e Sundown, por exemplo, perdem até 50% do FPS quando expostos a radiação durante uma hora.
O FPS é responsável pela proteção aos raios UVB, que provocam câncer de pele. Das dez marcas avaliadas, oito também foram reprovadas por não resistir à água ou não bloquear raios UVA, ligados ao envelhecimento da pele. Segundo a Agência Estado, apenas os protetores L'Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram aprovados na avaliação.
No teste de fotoinstabilidade, o fator de proteção dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC. As marcas Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat e Sundown foram reprovadas. Todos os protetores em loção analisados são de fator 30. Após uma hora de uso, eles caíam para FPS 15.
As oito marcas de protetor solar reprovadas discordam do resultado e informaram que os produtos são submetidos a testes científicos antes de serem comercializados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza os testes antes da liberação para o comércio.
Fonte: Correio da Bahia