Foto acima da cidade de Paulo Afonso.
Estas duas fotos mais abaixo da cidade de Jeremoabo,
Av. Recife até a Praça da Matriz,
a última, corresponde a Praça Abelardo Santana - RodoviáriaPor: J. Montalvão
Agora à noite dei um passeio por diversos sites de Paulo Afonso, no Ozildo Alves encontrei uma matéria intitulada: Iluminação natalina abre oficialmente programação das festividades de fim de ano, com uma linda foto mostrando parte da iluminação natalina daquela cidade, já noutro site encontrei outra matéria com o mesmo título “iluminação natalina abre oficialmente programação das festividades de fim de ano”, cujo autor é o meu amigo J. Matos mais conhecido como Tico de João de Brito, então foi aonde mais uma vez cheguei a conclusão que cada povo tem o governo que merece, aqui em Jeremoabo até agora nada de iluminação natalina, apenas muita escuridão e subterfúgio.
Não adianta querer esconder, Jeremoabo é uma cidade atrasada, carente, comandada por um administrador incompetente e corrupto, estamos no mato sem cachorro.
Como não temos motivos para falar em luz, nem que fosse uma luz ao fundo do poço, vai nos contentar a falar com o que convivemos forçosamente, com a obscuridade, com a escuridão.
Em Jeremoabo estamos todos cegos, surdos e mudos
O que é que uma pessoa cega vê? Será a escuridão que para muitos significa a morte, a tristeza, o abandono, o medo, o pânico, entre outras coisas? Isto dá-me muito que pensar... Por um lado temos as pessoas que já nasceram cegas ou que cegaram pouco tempo depois de nascerem e não têm nem memórias nem resíduos visuais. Será que estas pessoas vivem na escuridão? Talvez não. Para se conhecer a escuridão temos que conhecer a claridade. Como não conhecem esta diferença não sentem esta perda da mesma maneira que uma pessoa que perde a visão mais tardiamente. Será que uma pessoa que perde a visão fica eternamente na escuridão? A resposta penso que é só uma. Não, claro que não. Já que é assim, porque é que quando estamos a dormir muitas vezes não estamos na escuridão? Se calhar é porque estamos a sonhar, a nossa memória visual entre outras estão a circular pela nossa mente. Talvez o mesmo aconteça às pessoas que perdem a visão mais tarde. As palavras tornam-se em sonhos, pensamentos recheados de cores e luz, enfim, um tesouro que jamais será roubado, um tesouro que é só nosso e iremos guardá-lo com o maior carinho e saudade do tamanho deste mundo.
Porque é que as pessoas ouvem com os olhos, tocam com os olhos, cheiram com os olhos, etc? Oh, se ouvem um avião no céu, porque é que olham logo para ver o que é? Se têm dinheiro na carteira e sentem com as mãos as moedas, porque é que vão espreitar com os olhos?
Talvez seja por estas questões que as pessoas não compreendem que a falta de visão é muito mais do que viver na escuridão, talvez seja por causa disto que elas têm tanto medo do escuro, talvez seja por causa disto que não utilizem os outros sentidos da melhor forma...( .lerparaver.com)