Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, junho 28, 2011

O mistério da morte

Sebastião Nery

Agildo Barata, herói dos tenentes de 1930, dos capitães de 1935 e dos comunistas de 1945 e pai do querido ator Agildo Ribeiro, era o menor e o mais valente dos prisioneiros de Fernando de Noronha, entre 1935 e 45, na ditadura de Getulio Vargas. Um guarda enorme, bruto e violento, sempre armado, estava espancando presos, que se reuniram e encarregaram Agildo de falar com ele para dar um basta.

Na hora da chamada matinal, todos no pátio, Agildo, baixinho, mãozinha miúda, deu dois passos à frente, ficou algum tempo parado diante do brutamontes, pôs o dedo no nariz dele e disse que, na primeira vez em que ele batesse em um preso, iria matá-lo em público.

O guarda ficou parado, imóvel, arregalou os olhos e pumba!, caiu duro. Começou o corre-corre. Chamaram o médico do presídio.

***
AGILDO

Antes dele, chegou chorando a mulher, gritando desesperada:

- Meu amor. Não morra! Você não pode morrer! Não me deixe!

Punha a mão nos olhos, no coração, pegava o pulso, conferindo. Chegou o médico. Não adiantava mais nada. A mulher gritava:

- Doutor, me diga. Ele morreu mesmo? Não é só um desmaio?

- Não, minha senhora. Morreu. Não há mais o que fazer.

A mulher ajoelhou-se, enfiou os dedos nos olhos dele, convenceu-se de que ele estava mesmo morto e se levantou, sorrindo histérica:

- Graças a Deus, doutor! Ele está morto mesmo! Morreu tarde! Isso era um bandido. Um canalha. Me batia, quase me matava todo dia. Morreu tarde. Todo poderoso, todo valentão um dia se acaba!

***
CLERISTON

Cleriston Andrade chegou ao hotel da Bahia às oito da noite em ponto. Candidato do PDS a governador da Bahia, em 1982, nosso amigo comum, Nilson de Oliva Cesar, o saudoso Pixoxó, havia marcado aquele jantar para conversarmos. Jantamos e conversamos até meia-noite. Uma conversa fácil, agradável, carinhosa, cheia de infâncias e lembranças.

Ele havia estudado no internato do Colégio Taylor-Egídio, de minha pequenina cidade de Jaguaquara, quando eu chegava de Salvador nas férias, de batina. Era de Ipiaú, ali perto, as famílias ligadas por casamentos. Fizemos um levantamento sobre a situação política baiana. Ele tinha absoluta certeza da eleição. E nenhum receio das brigas dentro do PDS.

***
SENHOR DO BOMFIM

Já falava com pose, gestos, palavras e sotaque de governador:

- Nery, a liderança do Antonio Carlos é tão forte no partido que superará tudo. O Jutahy quer um pedaço do poder. Darei. O Luis Viana quer voltar para o Senado. Voltará. O Lomanto quer ficar em evidência. Ficará, tem mais quatro anos de Senado. O Prisco Viana ainda é muito verde para o governo. Minha eleição é uma coisa do destino, Nery.

Como ele era evangélico, brinquei:

- Você já perguntou ao Senhor do Bonfim?

Deu uma gargalhada. Não tinha perguntado.

Dias depois, meu amigo Cleriston Andrade morria de helicóptero na serra do Marçal, entre Conquista e Itapetinga, um mês antes das eleições.

***
PAULO RENATO

Uma tragédia coletiva, no helicóptero entre Porto Seguro e Trancoso, na Bahia, com sete mortos no mar, e a morte súbita do saudoso e exemplar ex-reitor da Universidade de Campinas e ex-ministro da Educação, Paulo Renato, jogou a morte nas paginas dos jornais, na semana passada.

São Paulo, o maior dos jornalistas da historia humana, desafiava :

- “Onde está, ó morte, a tua vitoria”?

Sempre está quando morre alguém perto de nós. Ficamos derrotados. E quanto mais absurda a morte, mais impotentes e arrasados nos sentimos. Sabia é a Igreja Católica que, bem antes dos quinze anos, toda manhã, no inesquecível Seminário de Santa Tereza, em Salvador, nos punha a ouvir quinze minutos de leitura e meditar outros quinze minutos sobre o livro “Sete Meditações Sobre a Morte”, de Santo Afonso Maria de Ligorio.

***
RENATO NALINI

No dia da tragédia de Porto Seguro, eu havia recebido e estava lendo um livro sábio de um sábio, o filósofo e desembargador José Renato Nalini, do Tribunal de Justiça de São Paulo, doutor em Direito Constitucional da Universidade de São Paulo, ex- presidente da Academia Paulista de Letras : – “Reflexões Jurídico-Filosóficas Sobre a Morte – Pronto Para Partir”?

É o mistério da morte, em primorosa edição da “Editora Revista dos Tribunais” (procurem no 0800-702-2433). E uma enciclopédica bibliografia com citações de centenas de autores, da Grécia à USP, de Platão a Nalini.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Ministério Público faz recomendação para retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro

Ministério Público faz recomendação para retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro Quinta-Feira, 25/04/2024 - 17h33 Por Redação Foto: ...

Mais visitadas