segunda-feira, setembro 15, 2025

Valdemar deveria ‘calar a boca’, dizem aliados de Bolsonaro sobre fala de planejamento de golpe

 Foto: Reprodução/Arquivo

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto15 de setembro de 2025 | 13:24

Valdemar deveria ‘calar a boca’, dizem aliados de Bolsonaro sobre fala de planejamento de golpe

brasil

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entrou na mira de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro ao afirmar que “houve um planejamento de golpe, mas nunca teve golpe efetivamente” no Brasil.

A fala, em um painel de debates de um evento em Itu, no interior de São Paulo, foi recebida com indignação por aliados de Bolsonaro: um dos argumentos centrais da defesa do ex-presidente e de outros réus foi o de que o ex-presidente e os militares nunca planejaram, nem colocaram um golpe em andamento.

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro justamente por liderar o plano de um golpe, que agora Costa Neto admite ter existido.

Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro e um dos principais aliados da família do ex-presidente, afirmou em seu perfil no X: “Houve planejamento de golpe? Se sim, por quem? Alguém financiou? Não é possível mais ouvirmos e nos calarmos. Chega.”

Em outra postagem, afirmou: “Quando não se tem o que falar é óbvio que é melhor não falar. Abrir a boca sem a mínima preparação vai errar sempre”.

Uma outra liderança, íntima do ex-presidente e de sua família, afirmou à coluna que “quando a gente não sabe o que falar, fica quieto, cala a boca. Até o tolo, quando se cala, passa por sábio. Valdemar falou asneira, besteira”.

Um deputado do PL de São Paulo, que preferiu não se identificar, diz que as pessoas dizem que Valdemar Costa Neto se expressou mal, mas que o que ele pretende é de fato ter no Brasil um bolsonarismo sem Bolsonaro.

Com 800 mil seguidores, a advogada Flavia Ferronato, que se alinha ao bolsonarismo, endossou as críticas e questionou se os advogados dos réus concordavam com as afirmações do presidente do PL.

Procurado, Valdemar Costa Neto não retornou aos chamados da coluna.

Mônica Bergamo, Folhapress

Em destaque

Abrigo dos Vicentinos: esquecido por quem só aparece em época de eleição

  Abrigo dos Vicentinos: esquecido por quem só aparece em época de eleição * Por José Montalvão Entra período eleitoral, termina período...

Mais visitadas