quarta-feira, setembro 24, 2025

Mais vitórias para o jornalismo independente!

 

Olá,


Agência Pública acaba de conquistar dois importantes prêmios de jornalismo, um nacional e um internacional, além de concorrer como finalista em uma das principais premiações de jornalismo do país. Com isso, já somamos o total de 85 prêmios e seguimos sendo a agência de notícias mais premiada do Brasil!


Somos uma das vencedoras do 2025 CCNow Journalism Awards pela cobertura especial “Clima das Eleições”, que investigou os problemas das cidades sob a perspectiva das mudanças climáticas.


Organizada pela Covering Climate Now, a premiação reconhece reportagens de excelência sobre a crise climática. Nossa investigação foi escolhida entre mais de 1.200 inscrições de quase 50 países e compartilhou o pódio com veículos como Washington Post e Al Jazeera.


A iniciativa chamou a atenção dos jurados, conforme escreveram no anúncio do prêmio. “Se esses jornalistas não tivessem buscado as visões climáticas desses candidatos, é provável que ninguém mais o tivesse feito”, disseram, chamando esse esforço de “ousado, corajoso e inovador”.


E os elogios não pararam por aí: Aqui, a Agência Pública dá um exemplo poderoso, com vários jurados comentando: “Gostaria que tivéssemos isso no meu país”. Em última análise, disseram os jurados, esta inscrição “inovou e lançou a história do clima sob uma nova luz, importante e reflexiva”.


Também recebemos o 14º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos em cerimônia realizada na última segunda (22) no Primeiro Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, palco de julgamentos históricos como o caso Tim Lopes, a Chacina de Vigário Geral e o caso Ângela Diniz.⁠

Criado pela AMAERJ em 2012, o prêmio homenageia a memória da juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011, e reconhece trabalhos que dão continuidade à sua luta em defesa da dignidade humana.⁠

O reconhecimento veio pelo podcast “Caso K - A história oculta do fundador das Casas Bahia”, série em áudio 100% financiada pelos nossos leitores sobre o esquema de abusos e exploração sexual mantido por Samuel Klein, que se utilizou da estrutura da Casas Bahia.⁠


Enquanto a maior parte da imprensa segue sem mencionar a história oculta de Samuel Klein, esse prêmio é também um reconhecimento do valor do jornalismo independente que só existe porque contamos com o apoio dos nossos leitores.⁠


“Essa história chegou para a gente na Agência Pública há cinco anos, e a gente continua apurando esse caso. Esse podcast é fruto de uma reportagem que a gente publicou lá em 2021. Nós falamos com mais de 30 mulheres que foram vítimas e denunciaram esses casos de abuso e exploração sexual do fundador das Casas Bahia. E é curioso porque é um caso que envolve uma trinca que custa muito caro à sociedade brasileira quando se omite, que é a imprensa, a justiça e a sociedade em si. Então eu estou muito feliz que nesse espaço tão emblemático, que é o espaço da Justiça, a gente possa receber o prêmio. Mas gostaria de lembrar que as vítimas e as denunciantes continuam sem reparação e o jornalismo vai continuar denunciando”, disse o diretor da Pública, Thiago Domenici, na cerimônia da premiação.


Além disso, o podcast também é finalista, na categoria produção jornalística em áudio, do 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos prêmios mais importantes do jornalismo brasileiro! O livro “O Vazamento - Memórias do ano em que o WikiLeaks mudou o mundo”, da nossa diretora-executiva Natalia Viana, também é um dos finalistas da premiação na categoria livro-reportagem.


Também já contamos para você que, no mês passado, o Projeto Escravizadores, investigação inédita sobre as autoridades brasileiras com antepassados ligados à escravidão, ganhou o Prêmio de Excelência Jornalística 2025 da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), na categoria Jornalismo de Dados e Infografia.


Essas vitórias mostram a força de um jornalismo independente, investigativo e de impacto, que só existe porque contamos com o apoio de pessoas como você. Cada reportagem, cada apuração profunda e cada prêmio conquistado são fruto da confiança e da contribuição dos nossos leitores, que nos ajudaram a chegar ao título de agência de notícias mais premiada do Brasil!


👉 Para que possamos continuar investigando e levando histórias fundamentais para a democracia e para o futuro do país, precisamos da sua ajuda. Apoie nosso trabalho e nos ajude a seguir representando o jornalismo independente no Brasil e no mundo.


Com você ao nosso lado, vamos ainda mais longe. 💛

Em destaque

Toffoli indica peritos e dá 'livre acesso' a agentes da PF para análise de provas do caso Master

  Toffoli indica peritos e dá 'livre acesso' a agentes da PF para análise de provas do caso Master Inicialmente, ministro determinou...

Mais visitadas