terça-feira, agosto 05, 2025

Transporte Escolar: A Responsabilidade Compartilhada e o Papel do Prefeito

Transporte Escolar: A Responsabilidade Compartilhada e o Papel do Prefeito

É injustificável que um veículo, seja público ou privado, fique sem combustível. No entanto, é um equívoco e uma injustiça tentar condenar o prefeito por um fato que não é de sua responsabilidade direta. A administração pública, por sua natureza, é uma estrutura complexa, com responsabilidades distribuídas em diferentes setores.

É necessário entender que a fiscalização de veículos, como um ônibus escolar, não é uma atribuição pessoal do prefeito. A prefeitura possui uma estrutura administrativa para isso, com setores e servidores especializados que são responsáveis por garantir a manutenção, o abastecimento e a segurança da frota. A responsabilidade por falhas como a falta de combustível recai sobre esses setores, não sobre a figura do gestor municipal.

Fazer a crítica construtiva é essencial. Demagogia, por outro lado, não leva a lugar nenhum. Atacar o prefeito por um problema que foge de sua alçada direta é um ato irresponsável que desvia o foco dos verdadeiros problemas e da busca por soluções.

O gestor tem a responsabilidade de coordenar, mas não de executar todas as tarefas. Fazer uma crítica bem fundamentada é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Jogar a culpa de um problema específico sobre o prefeito, sem considerar toda a estrutura da administração, é um ato demagógico que só serve para gerar desinformação e dificultar a busca por soluções reais.


Você acredita que uma maior clareza sobre as responsabilidades de cada setor na prefeitura poderia evitar esse tipo de acusação contra o prefeito?

Em destaque

Palácio Ateliê Cursos chega a Salvador com proposta inovadora de aprendizado e conexão humana

  , , Foto Divulgação / Ascom Palácio Ateliê Cursos “O Palácio Ateliê nasce para ser um lugar de acolhimento, troca e realização pessoal e p...

Mais visitadas