quarta-feira, agosto 13, 2025

O Voto Indireto e a Falácia da Ausência de Votos nos Ministros do STF

 

O Voto Indireto e a Falácia da Ausência de Votos nos Ministros do STF

É compreensível a indignação diante da retórica de políticos de direita que tentam manipular o entendimento da população menos esclarecida. Para desviar o foco de questões e projetos importantes, eles insistem na falácia de que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não têm votos e, portanto, não teriam legitimidade para atuar em questões de constitucionalidade de leis ou em anistias que contrariam a própria Carta Magna.

A realidade, no entanto, é bem diferente e baseada na nossa democracia representativa. Os ministros do STF são, sim, indicados pelo Presidente da República, mas essa indicação precisa ser aprovada pelo Senado Federal. E quem vota nos senadores? O povo, por meio de eleições diretas.

É como se cada eleitor passasse uma procuração em branco para os senadores. Eles são os representantes eleitos pelo povo para tomar decisões em nome da população, incluindo a aprovação dos ministros do STF.

Portanto, a ideia de que os ministros não têm votos é uma falácia que não passa de "ouro de tolo". A sua legitimidade é garantida pelo voto popular, de forma indireta, através dos senadores. Usar esse argumento para deslegitimar a atuação do STF é uma manobra política que desrespeita a inteligência do cidadão e tenta minar a democracia.



Em destaque

O OUTRO LADO DA MOEDA R$ 1.007.574.000.000,00 em juros da dívida

O Outro Lado da Moeda Por Gilberto Menezes Côrtes gilberto.cortes@jb.com.br   Publicado em 30/01/2026 às 16:26 Alterado em 30/01/2026 às 17:...

Mais visitadas