Adiberto de Souza
em 14 jul, 2025 7:46
Muitos deputados federais e estaduais já estão negociando seus passes com outros partidos pelos quais pretendem disputar a reeleição em 2026. Os entendimentos seguem até março do próximo ano quando será aberta a janela partidária, instrumento legal que permite a troca de legenda sem o risco de perder o mandato. É preciso dizer que esse dispositivo da lei eleitoral virou um descarado trampolim para os políticos pularem a cerca visando unicamente benefícios pessoais. Ao ser criada, o principal objetivo da janela partidária era permitir que o parlamentar em litígio com seu partido mudasse de endereço sem ser punido. Esperava-se, inclusive, que o suplicante batesse na porta de uma sigla com coloração ideológica parecida à que estava caindo fora. Ledo engano! Foi-se o tempo em que o sujeito nascia e morria UDN ou PSD. Atualmente, a grande maioria dos deputados dispostos a pular a cerca partidária busca garantir a reeleição. Portanto, a janela partidária serve principalmente para expor a falta de vergonha. Home vôte!
Jovem senador
Entre os dias 18 e 22 de agosto próximo o Senado terá 27 novos representantes dos estados: são os jovens senadores que participarão em Brasília da Semana de Vivência Legislativa. Sergipe será representado pelo estudante José Guylherme Santos Santana, do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, em Poço Verde. Ele participou da seleção estadual com uma redação intitulada “Emergência Climática: Pense no Futuro, Aja no Presente”, e ficou em primeiro lugar. Antes de viajar à capital federal, Guylherme cumprirá uma agenda de atividades, incluindo uma visita à Câmara Municipal de Aracaju. Supimpa
Assédio na caserna
Exatos 39,2% das policiais declaram ter sido vítimas de algum tipo de assédio (moral ou sexual) dentro da corporação. Entre os homens, dos 20,1% que declararam que foram assediados, 95,6% sofreram assédio moral. É o que revela a recente pesquisa “As Mulheres nas Instituições Policiais” feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O assédio se manifesta através de condutas abusivas, como constrangimento, humilhação, discriminação e violência, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas, além de afetar o ambiente de trabalho. Danôsse!
Mal na fita
Sergipe está entre os oito estados onde menos da metade das crianças (38,4%) são alfabetizadas. Ou seja, tivesse participando de uma prova final o estado seria reprovado, pois não obteve nota 50. O índice foi divulgado pelo Ministério da Educação e faz parte do estudo Resultados da Alfabetização 2024, Indicador Criança Alfabetizada. Apesar desse percentual alarmante, o governo de Sergipe comemorou porque conseguiu ficar um pouquinho acima da meta de 38% estipulada para os estados. O MEC está atuando em Sergipe e em outros sete estados que não atingiram o nível 2, que é o índice do resultado nacional (59,2%), da escala do Criança Alfabetizada. Creindeuspai!
Recesso exagerado
Veja o que publicou o coleguinha Matos Ramos em sua coluna dominical no site Destaquenotícias: “Nada menos do que 15 Assembleias Legislativas têm recesso, agora no meio do ano, maior do que o do Congresso, que é de 14 dias. A boa notícia é que o Legislativo de Sergipe está entre os poucos do país que paralisa as atividades parlamentares com base no recesso da Câmara Federal e do Senado. Reportagem do portal de notícias UOL mostra que as Assembleias do Rio de Janeiro e de São Paulo têm recessos de 31 dias. Ai já é tempo de mais para descansar”, escreveu Ramos. Aff Maria!
https://infonet.com.br/blogs/adiberto/politicos-expoem-a-falta-de-vergonha-na-janela-partidaria/