
Vice-premier quer saber se Zambelli é perseguida
Caio Ramos
Metrópoles
O vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, manifestou desejo de visitar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na prisão. De acordo com o jornal italiano Corriere Della Sera, a informação foi divulgada pela assessoria de Salvini. A parlamentar foi presa nessa terça-feira (29/7) pela polícia italiana em um apartamento em Roma.
Zambelli disse ao jornal italiano que Flávio, o filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se comunicou com Salvini, político de extrema direita, sobre a situação de sua prisão. Flávio teria dito que a deputada licenciada sofre perseguição política no Brasil.
ESPERAVA MAIS – “Sei que Flávio Bolsonaro, filho do presidente, conversou com Matteo Salvini sobre a minha situação. Mas não sei se Salvini lhe prometeu alguma coisa. Mas não somos amigos. Eu esperava algo mais”, afirmou Zambelli em entrevista.
Matteo Salvini é também ministro de Transportes e Infraestrutura e uma das principais figuras políticas de extrema direita na Itália. Líder do partido “Liga”, o vice-premiê já criticou a União Europeia e defende a soberania nacional, tendo ideologias populistas, nacionalistas de direita, além ser contra a imigração.
A Justiça da Itália terá um prazo de 48 horas para decidir se mantém Zambelli presa no país, se a solta ou se extradita para cumprir pena no Brasil, como pediu o governo Lula
PROBLEMAS DE SAÚDE – Em entrevista ao jornal Repubblica sobre sua sentença de 10 anos no Brasil, Zambelli alega inocência. “Sou inocente, fui condenada por motivos políticos. Fui incriminada por esse hacker. Vim para a Itália porque sou italiana e gostaria de continuar morando aqui, mas tenho muitos problemas de saúde e o atendimento médico nos Estados Unidos é muito caro”, disse.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nessa terça-feira (29/7) em Roma, na Itália. Em nota, a PF afirmou que contou com a ajuda de autoridades italianas e da Interpol para localizar e prender a parlamentar.
A informação foi anunciada terça-feira pelo deputado italiano Angelo Bonelli. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Informei o endereço à polícia e, neste momento, os policiais estão identificando Zambelli”, escreveu em sua conta no X.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – E agora? Bem, como a questão correrá na Itália, pátria de origem do Direito Romano, Zambelli terá total direito de defesa. Não será como aqui no Brasil, onde Alexandre de Moraes faz o que bem entende. Isso significa que o processo vai demorar. Portanto, comprem pipocas. (C.N.)