A Falta de Respeito da EMBASA com a População de Jeremoabo
A população de Jeremoabo está sendo penalizada indevidamente pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA), que insiste em descumprir uma lei municipal que reduziu a taxa de coleta de esgoto. Isso é uma vergonha e um desrespeito às autoridades locais e, principalmente, aos cidadãos que pagam seus impostos e contas de água com muito sacrifício.
A Câmara de Vereadores, que tem o dever de legislar em prol da população, aprovou essa redução com o objetivo de aliviar o peso das tarifas sobre os munícipes. No entanto, a EMBASA age como se estivesse acima da lei, ignorando a decisão e continuando a cobrar valores abusivos. O pior de tudo é a impunidade com que isso acontece. Onde está a fiscalização? Onde está a autoridade que deveria garantir o cumprimento da legislação municipal?
O abuso da EMBASA não é um caso isolado. A empresa tem um histórico de desrespeito com os consumidores, fornecendo um serviço de qualidade duvidosa e impondo taxas que muitas vezes não correspondem à realidade econômica da região. A falta de infraestrutura adequada para o tratamento de esgoto e a precariedade no fornecimento de água também são problemas constantes enfrentados pelos moradores.
Diante desse cenário, a população de Jeremoabo não pode se calar. É necessário que os vereadores, que foram eleitos para representar os interesses do povo, tomem medidas enérgicas para exigir o cumprimento da lei. O Ministério Público também deve agir para responsabilizar a EMBASA por esse desrespeito.
Jeremoabo merece ser tratada com dignidade. Não é justo que uma empresa de concessão pública abuse do seu poder e ignore leis municipais sem consequências. A população já vinha sofrendo com a falta de infraestrutura, com a precariedade dos serviços públicos e com a corrupção. Ser penalizada indevidamente em sua conta de água é mais um golpe contra os cidadãos de bem, que merecem respeito e justiça.