Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, fevereiro 14, 2025

Gonet já finaliza denúncia contra Bolsonaro e crimes apontados podem chegar a 28 anos de prisão

Foto: Isac Nóbrega/Arquivo/PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro14 de fevereiro de 2025 | 06:45

Gonet já finaliza denúncia contra Bolsonaro e crimes apontados podem chegar a 28 anos de prisão

brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes do Carnaval. Ele sinalizou a diversos interlocutores nesta semana que ela já está praticamente finalizada, e pronta para ser oficializada.

Ele indicou também que a denúncia deve mirar num primeiro momento a acusação de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado no país. As investigações sobre desvio de joias e fraude em cartões de vacina ficariam para um segundo momento.

A denúncia de Gonet deve ser dura, com o enquadramento de Bolsonaro em diversos crimes, e com o suporte de diversos documentos e depoimentos para sustentá-la.

O relatório da Polícia Federal (PF) que serve de base para a denúncia de Gonet afirma que Bolsonaro integrou e liderou uma organização criminosa formada para dar um golpe de Estado no país.

Bolsonaro foi indiciado pela PF em três artigos de diferentes leis. O primeiro foi o artigo 2º da Lei 12.850. Ele pune com três a oito anos de prisão o cidadão que “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”.

Foi ainda enquadrado no artigo 359-L do Código Penal, que prevê de quatro a oito anos de prisão para quem “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.

E também no artigo 359-M, que prevê entre quatro e 12 anos de prisão para quem “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”.

Gonet pode pedir as punições mínimas, o que resultaria em 11 anos de prisão em caso de condenação.

Mas nem mesmo o entorno mais otimista de Bolsonaro acredita nisso, já que envolvidos nos atos do 8/1 chegaram a ser condenados a 17 anos de prisão —e não faria sentido o ex-presidente ser penalizado de forma mais suave. A crença, portanto, é a de que Gonet pedirá condenações pesadas.

Somadas, as penas máximas para os três crimes apontados pela PF podem chegar a 28 anos de prisão.

Mônica Bergamo/Folhapress 

PoliticaLivre

Em destaque

Queda na popularidade de Lula não será resolvida num passe de mágica

Publicado em 22 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email De repente, Lula agora está com enormes dificul...

Mais visitadas