Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, setembro 04, 2024

Morro do Chapéu: Candidato coloca em dúvida idoneidade do TCM e questiona atuação do MP

 Foto: Reprodução

O candidato a prefeito de Morro do Chapéu Cleová Barreto (PSD)04 de setembro de 2024 | 16:12

Morro do Chapéu: Candidato coloca em dúvida idoneidade do TCM e questiona atuação do MP

exclusivas

O candidato a prefeito de Morro do Chapéu Cleová Barreto (PSD) colocou em dúvida a idoneidade do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ao afirmar que é um órgão “extremamente político”, e questionou a atuação do Ministério Público (MP) na cidade. As declarações foram concedidas nesta terça-feira (3) ao programa Conversa Franca, da TV Chapada.

Ex-prefeito da cidade, Cleová teve as contas de 2015 e 2016 rejeitadas pelo TCM, cujos pareceres foram acolhidos pela Câmara Municipal de Vereadores. Em função disso, o Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça a impugnação do registro de candidatura dele para a disputa eleitoral deste ano.

“O Tribunal de Contas é um órgão extremamente político. Eu não tenho conhecimento contábil, eu tenho uma formação de segundo grau, mas não sou obrigado a saber porque não estudei. As suas contas caem na mão de um conselheiro, esse conselheiro tem três, quatro técnicos ali em seu gabinete, e eles começam a analisar”, disse.

Cleová chamou de “perversidade” de rejeitar suas contas por causa de 0,5% para a educação. De acordo com o parecer do TCM, não houve na gestão de 2015 de Cleová Barreto, entre outras irregularidades, a aplicação do percentual mínimo dos recursos em educação e saúde, prevista constitucionalmente.

Quanto ao exercício financeiro de 2016, foram apontadas pelo Tribunal aplicação insuficiente em manutenção e desenvolvimento do ensino, atraso no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, elaboração de orçamento sem observar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outros problemas.

Cleová também comentou o pedido de indeferimento de sua candidatura pelo MP. “O Ministério Público… é o dever dele, que em morro do chapéu não estão cumprindo com o seu dever. O desmando em Morro do Chapéu em todos os segmentos, saúde, educação social e não existe fiscalização nenhuma”, criticou.

Veja o vídeo:

Política Livre

Em destaque

Governo pagará R$ 60 mil a famílias de crianças afetadas pelo Zika

  Foto: TV Brasil/Arquivo Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada 09 de janeiro de 2025 | 18:06 Governo pagará ...

Mais visitadas