O programa "Mulheres que Alimentam", lançado pela Secretaria das Mulheres (SPM) do Governo do Estado, destina R$ 3 milhões para promover a autonomia das mulheres do campo. O objetivo é apoiar mulheres agricultoras em áreas vulneráveis, ampliando sua capacidade produtiva e econômica, e contribuindo para a segurança alimentar e a redução da violência de gênero.
O edital selecionará duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para implementar ações em parceria com o Programa Bahia Sem Fome. As OSCs serão responsáveis por criar 20 Feiras Agroecológicas ou Orgânicas em diferentes municípios e por apoiar o desenvolvimento de grupos produtivos formados por mulheres. A iniciativa inclui capacitações sobre produção orgânica, comercialização, e políticas públicas, além de oficinas sobre gênero e violência.
O projeto beneficiará grupos nos Territórios de Identidade como Irecê, Chapada Diamantina e Sertão do São Francisco, e as OSCs interessadas têm até 9 de outubro de 2024 para enviar suas propostas. O resultado final será anunciado em 4 de novembro, com início das atividades a partir de 5 de novembro de 2024.
O candidato a prefeito de Jeremoabo, Tista de Deda, manifestou seu compromisso em trazer este programa para a região, com foco especial nas mulheres do sertão, quilombolas e povoados da zona rural.