Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 09, 2024

‘Elmar tomou um balão’, diz Otto Alencar sobre presidência da Câmara dos Deputados

 Foto: Filipe Luiz/Metropress

Senador Otto Alencar (PSD)09 de setembro de 2024 | 12:11

‘Elmar tomou um balão’, diz Otto Alencar sobre presidência da Câmara dos Deputados

exclusivas

Em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta segunda-feira (9), o senador Otto Alencar (PSD) comentou sobre os cenários envolvendo as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados, que coloca baianos como possíveis candidatos (Elmar Nascimento e Antônio Brito). Para Otto, o pleito não será unânime como foi com o atual presidente Arthur Lira (PP).

“Me parece que não vai ser uma eleição com unanimidade, como foi a de [Arthur] Lira, que foi praticamente candidato único. Ele teve a maior votação da história política na Câmara dos Deputados. Nunca ninguém teve essa votação. Mas o processo está completamente indefinido”, declarou.

Ao comentar sobre o nome que será apoiado por Lira, o senador disse que foi pego de surpresa pela não indicação, até então, de Elmar.

“Elmar tinha a certeza que seria o indicado por Lira. Foi uma surpresa muito grande. Dizem até lá em Brasília, que Elmar ficou na casa de Lira aguardando que ele o indicasse. De repente, Lira não indica, Marcos Pereira retira a candidatura e indica Hugo Motta. Claro que com o aval do Lira. Por isso, desencadeou essa crise. [Elmar Nascimento] ficou muito chateado, tudo caminhava para ele fosse o indicado e tomou um balão”, declarou o senador.

A sucessão do presidente da Câmara sofreu uma reviravolta na última semana após a ascensão de um novo favorito na disputa, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Apesar disso, ele ainda enfrenta obstáculos para se consolidar como o nome apoiado pelas principais forças políticas da Casa.

Graças a uma articulação que envolveu membros do governo Lula (PT), com participação direta do próprio presidente, o dirigente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), deixou a disputa para apoiar Motta, que é líder de seu partido. O nome de Motta era ventilado nos bastidores como um forte candidato, que teria o apoio de diversos partidos. No entanto, ele esbarrava em Pereira, que até então negava qualquer possibilidade de desistir.

Elmar seria o mais próximo de Lira. O presidente da Câmara sinalizou nos últimos dias que deveria apoiá-lo, o que levou a uma ala da Casa a lançar uma ofensiva contra a candidatura do deputado.

Política Livre

Em destaque

Eleitores de última hora podem decidir pelos líderes nas pequisas

Publicado em 21 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Cazo (Arquivo do Google) Pedro do Cout...

Mais visitadas