Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, setembro 18, 2024

A Burocracia que Dificulta Direitos: A Via Crucis de um Beneficiário da Vivoprevidência

 


Via-Crúcis de quem vai procurar a Vivoprevidência em busca de seus direitos para começar encontra uma burocracia arcaica e falta de bom senso.
 Completei a idade para receber o meu pecúlio a que tenho direito, além de aposentado já compeltei a idade para resgatar 80% e perder o restante, mesmo assim para minha tranquilidade e evitar aborrecimentos, prefeiro perder o restante, mesmo sabendo que "quem não luta por seus direitos não é digno deles"
Rui Barbosa
. Para que os senhores entendam o martírio para receber o que é de direito, narrarei um dialiago que mantive com duas prepostas do Vivaprevidencia sem sitar o nomes das mesmas:
 [09:43, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Estamos te direcionando para o time de atendimento da Viva. Este atendimento pode não ser instantâneo. [10:09, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Prezado(a) Sr.(a) José, Bom dia! O meu nome é xxxxxxx, falo em nome da Fundação Viva de Previdência, tudo bem? [10:09, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Por questões de segurança solicitamos que confirme: E-mail do cadastro: Telefone para contato: Data de nascimento: Nome da mãe: [11:02, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Agradecemos pelas confirmações. [11:04, 10/09/2024] Vivoprevidencia: O percentual do Pecúlio Proporcional em Vida com 80% é de 59,56%, equivalente a R$ 4.500,73. [11:05, 10/09/2024] José: O que é preciso para requerer? [11:06, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Orientamos que o senhor entre em contato assim que completar 80 anos e solicita o envio do requerimento, por gentileza. [11:06, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Após o recebimento o plano será cancelado e os seus beneficiários não terão direito a receber nenhum outro valor. O valor informado é passível de desconto de imposto de renda. [11:33, 10/09/2024] José: Desculpe as insistência nas perguntas, mas é pk estou procurando ter certeza. Vamos a um exemplo: Após receber esse percentual de 59,56%, quando eu morrer, meus familiares não receberão mais nada, o restante fica para a previdência? [11:38, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Fique á vontade senhor José. [11:39, 10/09/2024] Vivoprevidencia: Isso mesmo, se o senhor solicitar o resgate de 59,56% o plano será cancelado e os beneficiários não recebem nenhum valor. [11:41, 10/09/2024] José: Ok,mesmo assim irei resgatar. Já estou acostumado com isso, servidor só leva a pior. Grato pela atenção. Esse foi a primeira orientação, porém na data de hoje 19.09 retornei ao assunto: [09:16, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Seja bem-vindo(a)! 🌳 Assim que possível, vamos interagir com o senhor(a). Este atendimento pode não ser instantâneo. Para agilizar o atendimento, por gentileza, informe os dados abaixo: [09:16, 18/09/2024] Vivoprevidencia: CPF do titular do plano: [09:16, 18/09/2024] José: vvvvvvvvvv [09:16, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Nome completo: [09:16, 18/09/2024] José: Jose Dantas Martins Montalvao [09:17, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Solicitação detalhada: [09:17, 18/09/2024] José: Solicito que por obséquio ENVIE OS FORMULÁRIOS PARA REQUERER O percentual do Pecúlio Proporcional em Vida, [09:17, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Estamos te direcionando para o time de atendimento da Viva. Este atendimento pode não ser instantâneo. [09:45, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Bom dia! O meu nome é Milena e falo em nome da Fundação Viva de Previdência, tudo bem? [09:45, 18/09/2024] Vivoprevidencia: como posso ajudar? [09:46, 18/09/2024] José: Bom dia, Solicito que por obséquio ENVIE OS FORMULÁRIOS PARA REQUERER O percentual do Pecúlio Proporcional em Vid [09:48, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Por medidas de segurança, favor informar os seguintes dados: Data de nascimento: Nome completo da sua mãe: E-mail: [09:48, 18/09/2024] José: 19091944 - xxxxxxxxx [09:58, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Obrigada pelas confirmações! [09:58, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Conforme verificado, o senhor tem o rendimento de bev 2 para ser solicitado no valor de R$ 1.204,77 [09:59, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Ao solicitar o pecúlio proporcional em vida, o plano será cancelado, não restando valores a serem recebidos futuramente pelos beneficiários [10:01, 18/09/2024] José: Com todo rsepeito acredito que está havendo equivoco, uma sua colega informou o seguinte: O percentual do Pecúlio Proporcional em Vida com 80% é de 59,56%, equivalente a R$ 4.500,73. [10:04, 18/09/2024] Vivoprevidencia: O valor informado seria o do rendimentos e não do pecúlio proporcional em vida [10:06, 18/09/2024] José: Mais se eu estou completando 80 anos, não posso retirar o peculio proporcional? [10:07, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Pode sim! [10:07, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Mas o plano será cancelado [10:07, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Só é permitido a solicitação com os 80 anos completos [10:09, 18/09/2024] José: Amanha eu completo 80 anos, [10:10, 18/09/2024] Vivoprevidencia: neste caso, somente amanhã poderá solicitar o requerimento [10:10, 18/09/2024] José: ~Se eu receber os formularios hoje só darei entrada amanhã, recebimento de formlário não que dizer nada, o que vale é o dia que foi protocilado [10:11, 18/09/2024] José: Eu não quero ser grosseiro, mas infelizmente isso é falta de bom senso, e tentar dificultar o que é de direito. [10:14, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Infelizmente não podemos encaminhar nenhum tipo de formulário sem estar dentro das condições de recebimento. [10:15, 18/09/2024] Vivoprevidencia: O senhor pode ir providenciando os seus documentos, porém os requerimentos são encaminhados somente com os 80 anos completos [10:15, 18/09/2024] José: Ok amnhã eu retorno, porém aonda hoje vou preparar uma matéria para jogar no meu site e nas redes sociais narrado todo esse epsódio, inclusive anexando os PRINTS. [10:17, 18/09/2024] José: Isso não é mais burocacia, é é dificultar direitos adquiridos [10:18, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Infelizmente, não podemos encaminhar antes do senhor estar dentro dos requisitos [10:18, 18/09/2024] Vivoprevidencia: O senhor pode deixar os seus documentos prontos e amanhã apenas preencher os requerimentos [10:19, 18/09/2024] José: Quando eu publicar a matéria encaminharei uma copia para vocês, inclusive encaminharr para O SINDPREV e para ANASPS [10:19, 18/09/2024] Vivoprevidencia: Estamos seguindo de acordo com o nosso regulamento, até por medida de segurança do senhor [10:20, 18/09/2024] Vivoprevidencia: ajudo o senhor em mais alguma coisa? [10:20, 18/09/2024] José: Grato por sua atenção, sei que a culpa não é sua, mais dos poderosos chefões. (Ipsis litteris)

Relato da nossa indignação e repúdio:

O relato acima exposto  reflete uma experiência frustrante e angustiante que muitos enfrentam ao tentar acessar seus direitos em sistemas burocráticos. O diálogo com a Vivoprevidência ilustra claramente como a burocracia, por vezes, se torna um obstáculo ao invés de um meio de facilitação.

A começar pela exigência de confirmação de dados pessoais a cada interação, fica evidente que a segurança é uma preocupação, mas essa abordagem parece desumanizar o atendimento. O cliente, que já cumpriu com todas as obrigações e tem direito ao resgate do pecúlio, se vê em um ciclo repetitivo de validações que apenas atrasam seu acesso.

Outro ponto crítico é a falta de clareza nas informações fornecidas. beneficiário ou segurado , mesmo com a confirmação de seu direito, foi tratado como se suas dúvidas fossem infundadas. Isso pode gerar uma sensação de impotência e frustração, uma vez que, em um sistema que deveria ser claro e eficiente, o cliente se sente perdido e desamparado.

Além disso, o fato de que a solicitação de resgate só pode ser feita no dia em que se completa 80 anos é um exemplo clássico de uma norma que, embora possa ter sua lógica, desconsidera a urgência e as necessidades reais dos beneficiários. Essa rigidez pode ser vista como uma falta de bom senso, especialmente em situações em que as pessoas já esperaram anos para acessar seus direitos.

A nossa indignação é compreensível, pois estou  lutando por um direito adquirido, mas enfrento uma série de barreiras desnecessárias. O que deveria ser um processo simples de solicitação se transforma em uma verdadeira via crucis, evidenciando a necessidade de uma reforma no sistema de atendimento e na abordagem da previdência. As instituições precisam se lembrar de que estão lidando com pessoas, e não apenas com números ou protocolos.

Esse cenário não é exclusivo da Vivoprevidência, mas reflete uma realidade enfrentada em diversas esferas do serviço público, onde a burocracia se sobrepõe à empatia e ao bom senso. A  minha luta  por meus direitos deve ser ouvida e servida como um chamado à ação para que as instituições repensem suas práticas e busquem formas mais humanas e eficientes de atender aos cidadãos.

José Montalvao

Matrícula ABI-C-002025

Em destaque

Tarcísio e Zema abrem conversas sobre formar uma chapa contra Lula em 2026

Publicado em 19 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio é o nome mais forte da direita em 2026,...

Mais visitadas