em 5 out, 2023 4:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Neste período em que o filósofo Confúcio foi exaltado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que ao visitar o templo dele em Qufu (China), o blog aproveita para lembrar ao prefeito de Aracaju e outros gestores palavras proferidas por Confúcio que viveu entre 551- 479 a.C. e ainda hoje servem de reflexão.
Nos “Anacletos”, uma espécie de livro doutrinal onde tem diálogos de Confúcio e também de alguns discípulos, que leu sabe como o filósofo chinês abordou com maestria as virtudes e uma visão de vida onde o ponto central é o homem moralmente ideal.
Não basta visitar o tempo como um mero turista se, na verdade, não estudou e muito menos assimilou no seu cotidiano as virtudes e visão de homem deixada pelo filósofo. Como por exemplo, a citação “se você tem consciência das próprias palavras, e é coerente com elas, e se é determinado e reverente ao agir, então até mesmo em terras dos bárbaros você progredirá…”
Imposição de candidato
O sábio Confúcio ainda tem uma reflexão sobre a imposição, onde disse que “não imponha aos outros aquilo que você não deseja para si próprio.” Ou seja, se não quer que os outros lhe imponham, tampouco queira impor aos outros.
Aliás, por qual motivo que Edvaldo Nogueira foi rifado pela maioria das lideranças do grupo dele como candidato ao governo em 2022? Confiança e palavra dada. Como confiar em alguém que não é coerente com as próprias palavras?
Respeito, consciência, coerência com as próprias palavras e generosidade são ensinamentos de Confúcio que passam longe do turista que apenas tirou foto no templo de Confúcio para mostrar nas redes sociais.
Atualização do blog Amanhã, 06, o blog não será atualizado. Retornará no sábado, 07, com a entrevista do espaço “Sabadão com Cláudio Nunes.” Saúde e Paz para todos.
Amanhã, 06, audiência pública sobre desafios da causa animal e situação de protetores e instituições Os problemas e desafios de protetoras e protetores dos animais serão temas de debate amanhã, 6 de outubro, às 14h, na Câmara Municipal de Aracaju. As dificuldades das instituições também serão discutidas. A sugestão da sessão especial foi do vereador Ricardo Marques (Cidadania), um dos parlamentares mais preocupados com a causa. A audiência será aberta ao público. Foram convidados também representantes de órgãos públicos que protegem e cuidam dos animais.
Projetos O vereador Ricardo Marques já aprovou dois projetos relacionados à causa animal. Um deles cria o ”Selo Amigo dos Animais”, para empresas que têm iniciativas na defesa e proteção dos animais na cidade de Aracaju. O vereador também destinou emenda impositiva em prol de uma instituição que cuida de animais de rua.
Plano Diretor de Aracaju: EMURB tem recurso rejeitado na Sexta Turma do TRF-5 A Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região, sediado em Recife, por unanimidade, nega provimento à EMURB, que visava ser excluída do polo passivo da ação que proíbe a Prefeitura Municipal de Aracaju de enviar o projeto de revisão do Plano Diretor à Câmara Municipal até decisão final da Justiça Federal.
Determinações A EMURB apresentou agravo de instrumento sobre decisão proferida pela juíza federal da 1ª Vara de Sergipe, Dra. Telma Maria, que concedeu, em parte, a tutela de urgência ao Ministério Público Federal, com as seguintes determinações para o Município de Aracaju e para a EMURB: abster-se de enviar à Câmara de Vereadores o novo projeto do Plano Diretor do Município de Aracaju, até o julgamento do mérito da ação; publicar em seu site e entregar ao Juízo, no prazo de 20 dias, os documentos referentes ao PDDU, para permitir a adequada análise do projeto do Plano Diretor de Aracaju; garantir o prazo de 30 dias para que as entidades, comunidades e qualquer cidadão, querendo, manifestem-se perante ao Município de Aracaju e à EMURB, apresentando suas contribuições para o PDDU, sem limitação de caracteres em seus textos.
Associação faz parte da ação Além do Ministério Público Federal, fazem parte da ação, denunciando a Prefeitura de Aracaju, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a Associação do Território da Comunidade Maloca e a Associação Padre Luiz Lemper, representante da comunidade tradicional Catadoras de Mangaba.
Polo passivo No julgamento do recurso da EMURB, a Sexta Turma do TRF-5, acompanhou, por unanimidade, o relator, desembargador federal Rodrigo Antonio Tenório Correia da Silva, que entendeu que a EMURB deve ser mantida no polo passivo da ação e que a decisão originária, na Justiça Federal de Sergipe, se encontra alinhada aos valores protegidos pelos princípios da prevenção e da gestão democrática do meio ambiente.
Líder comunitário destaca decisão Segundo José Firmo, do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, a decisão da Sexta Turma do TRF-5, demonstra, mais uma vez, que a tentativa de revisão, em 2021, em pleno auge da pandemia e com somente sete audiências presenciais realizadas, estava eivada de ilegalidades e que, de fato, a EMURB participou diretamente de todo o processo. Firmo fala ainda que a demora para revisar o Plano Diretor de Aracaju é preocupante, mas que muita pressa, dificultando a participação popular também é prejudicial à cidade. “O Plano Diretor não pode sair dos gabinetes, nem de poucas cabeças. O Plano Diretor, como um grande pacto urbano, precisa sair de audiências públicas livres, abertas e democráticas. Uma cidade planejada a quatro mãos é bem melhor do que uma cidade pensada por poucas cabeças,” afirma.
É hoje, 05, lançamento do Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo O lançamento do Clube Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo acontece hoje, 05, às 19h30, na Casa Cultural Careca e Camaradas. O objetivo do clube é incentivar a doação de sangue através de campanhas, eventos educativos, sociais e esportivos, esclarecendo sempre sobre a importância da regularidade das doações. Durante o lançamento será feita uma homenagem póstuma a Paula Regina dos Santos, uma jovem que lutou contra a leucemia e esteve engajada até o fim realizando campanhas de doação de sangue. Outras informações: Max Prejuízo, 79)98872-9529.
Yandra Moura destaca importância dos Agentes Comunitários de Saúde e lembra trajetória de André Moura na aprovação do piso da categoria Durante a realização da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, destacou que a data é uma oportunidade de reconhecer e destacar a sua importância para a saúde pública brasileira. Yandra falou da importância do trabalho realizado pelos agentes. “São responsáveis pelas visitas domiciliares, promover ações de educação em saúde e identificar os problemas da população. São verdadeiros guerreiros que estão nas ruas e nos lares da nossa gente todos os dias”, disse.
400 mil agentes Segundo Yandra, estima-se que hoje, no Brasil, existam mais de 400 mil agentes comunitários de saúde. “Tenho um grande exemplo de respeito a esta categoria com o ex-deputado federal André Moura, que lutou incessantemente em defesa dos Agentes, apresentou à época várias proposições e travou vários embates em prol de vocês, agentes”, enalteceu.
Projeto de André A parlamentar lembrou do Projeto de Lei 13.342/16, que tem André Moura como autor. A propositura regulamentou a atividade, proporcionou melhores condições de trabalho e direitos previdenciários a todos os agentes comunitários e construiu o texto que criou o piso nacional desta categoria.
Luta árdua “Uma luta árdua que colocou o ex-deputado André Moura, à época líder do Governo, momentaneamente em lado oposto ao Governo, quando ele trabalhou para derrubar o veto presidencial e colocar esta legislação tão justa e tão importante em prática,” lembrou Yandra. A deputada finalizou sua fala dizendo que é “uma responsabilidade herdada e levada muito a sério. Contem comigo sempre e, em nome de todos os brasileiros, quero agradecer a cada um de vocês”.
INFONET