em 10 out, 2023 4:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Por Gilberto Nascimento/Intercept Brasi
ALERTA DE GATILHO: Esta reportagem passou pela supervisão de uma profissional especializada e seguiu o manual da Organização Mundial da Saúde para o tema. Ainda assim, trata de um tema sensível. Se você precisa de ajuda, no Brasil, o CVV tem voluntários disponíveis 24h por dia para oferecer apoio por chat ou pelo telefone 188. Conheça também o mapasaudemental.com.br – atendimentos agendados com psicólogos ou psiquiatras, gratuitamente.
NO DIA 12 DE AGOSTO, UM SÁBADO, FOI ENCONTRADO em um lago próximo à rodovia MG-431, em Itaúna, região central de Minas Gerais, o corpo do padre José de Souza Carvalho, 61 anos. Pároco no município de Itaguara, Carvalho estava desaparecido havia oito dias. O bispo da diocese, dom Miguel Angelo Ribeiro, disse aguardar “maiores esclarecimentos das circunstâncias de sua morte por parte das autoridades policiais”.
Um colega de Carvalho, o padre Jorge Luiz Gray Gomes, canonista da diocese de Governador Valadares, lamentou a morte e protestou em um texto não explícito, mas revelador. “Será apenas mais um? Não terá mais uma vez a responsabilidade da diocese?”, indagou.
Silêncio
Em silêncio – até agora –, a Igreja Católica convive com uma onda de adoecimento mental de religiosos. A face mais dramática do problema é o número de suicídios: foram 35 casos notificados entre agosto de 2016 e agosto de 2023. Esses números foram contabilizados pelo padre e pesquisador Lício Vale, especialista em Prevenção e Pósvenção em Suícidio pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio.
Os números, no entanto, podem ser bem maiores, pois há subnotificação. Enquanto este texto estava em produção, o Intercept recebeu informações a respeito de ao menos outros quatro casos recentes de mortes de sacerdotes supostamente por suicídio – todos sem notificação.
31 anos, a média dos padres que morrem por suicídio
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, houve uma média de 44 suicídios por dia no ano passado no Brasil. “Analisando os números absolutos, em relação à população em todo o Brasil, o índice de padres que tiraram a vida é baixo. Agora, do ponto de vista comparativo e estatístico entre os padres no Brasil, é alto”, me disse Vale. Segundo ele, a média de idade dos padres que morrem por suicídio no país é de 31 anos.
Leia toda matéria abordando os casos subnotificados, os 20 casos nos últimos três anos e as causas aqui: https://www.intercept.com.br/2023/10/02/mortes-de-padres-acendem-alerta-na-igreja-catolica/
Atenção Prefeitura de Aracaju. É preciso recuperar barreira de pedras no canal que interliga o conjunto Médici e o Jabutiana (JK e Sol Nascente), que foi bastante danificada conforme as fotos acima. A comunidade está assustada porque a barreira que foi danificada está bem próxima das sustentações do viaduto Etelvino Alves de Lima, bem próximo ao Detran. As fotos enviadas por um leitor foram tiradas no último domingo, 08.
Postos da Zona de Expansão, Aracaju Por pura coincidência os postos localizados na Zona de Expansão, em Aracaju, estão com os preços dos combustíveis quase todos iguais, a diferença, quanto tem é de pouquíssimos centavos. Com isso o MPE, o Procon e outros órgãos nem precisam passar por lá… Ou não?
Carira O município de Carira vem se firmando como polo de calçados. Depois de sediar fábrica da Azaleia por dez anos, Carira receberá a indústria calçadista catarinense Di Valentini, que assinou Protocolo de Intenções no início do ano. O governo do Estado irá reformar galpão industrial para sediar o novo investimento. A ação faz parte do planejamento do governador Fábio Mitidieri de gerar emprego e renda. “O investimento do governo é de R$ 890 mil. Fui pessoalmente em Santa Catarina apresentar o potencial de Sergipe e prospectar esse investimento que irá gerar emprego, renda, movimentar a economia”, disse Fábio.
Grupo Em seu discurso, Fábio destacou a parceria com o prefeito Diogo. “Ano passado, disse que esse grupo junto ia dar muita alegria a Carira: eu, senador Laércio, deputado Fábio Reis, deputada Maisa Mitidieri. E estamos aqui assinando obras. Iremos trabalhar ainda mais por vocês, Diogo!”
Centro de Produção O galpão industrial, que se encontrava em estado de desuso, será revitalizado e transformado em um centro de produção que promete gerar mais de 500 empregos diretos e estimular o crescimento local. “Foi um momento importante para a cidade, pois a chegada da nova empresa promoverá geração de emprego e renda para as pessoas. Isso significa, acima de tudo, compromisso de campanha, compromisso de um governo que olha pala população e a vocação de cada região”, comemorou o senador Laércio Oliveira.
Laranjeiras: Lambe-sujos e caboclinhos enchem de cultura e tradição as ruas da cidade Neste fim de semana, o município histórico de Laranjeiras, realizou a tradicional festa cultural dos lambe-sujos e caboclinhos, com muita alegria e segurança, neste evento, que já é considerado o maior de todos os tempos. O ponto alto da festa acontece no fim da tarde de domingo, mas desde o sábado, os integrantes dos dois grupos percorrem as casas e ruas, com o objetivo de arrecadar dinheiro para a tradicional feijoada.
Tradição Vestidos a caráter, representantes dos lambe-sujos e caboclinhos foram às ruas já nas primeiras horas da madrugada, para tradicional alvorada. Durante todo o dia, outros cortejos aconteceram, assim como, a bênção dos grupos na igreja Matriz, o rapto da princesa dos caboclinhos, as embaixadas e o combate entre os dois grupos.
Tradição II A festa datada de 1860 reúne tradição e cultura e já acontece bem antes da abolição dos escravos no Brasil. O folguedo é a representação da batalha de dois grupos: de um lado os Lambe Sujos, que representam os escravos e do outro os Caboclinhos, representando os índios. Com personagens bem divididos, os grupos simulam a luta para resgatar a princesa que foi raptada pelos negros.
Festa tranquila e parceria “Realizamos mais uma festa tranquila, com o apoio do Estado e da Secretaria de Segurança Pública, que nos disponibilizou 40 homens e mais o grupamento tático aéreo. Mais uma vez, foi uma somação de esforços de todos os envolvidos e da população, para que fizéssemos uma festa em que a palavra de ordem foi a alegria e a valorização da nossa cultura. Quem é laranjeirenses sabe o quanto ficamos orgulhosos quando a gestão se empenha e valoriza e preserva a nossa identidade. Por isso, quero agradecer a todos os envolvidos”, disse o prefeito Juca.
Prefeitura de Capela amplia acompanhamento a crianças com autismo através do Programa TEAcolhe Buscando garantir mais qualidade de vida para as famílias de crianças com autismo, a Prefeitura de Capela criou o TEAcolhe, um programa multidisciplinar e transversal que reúne profissionais de diversas áreas de atuação, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde.
Ineditismo Segundo a prefeita Silvany Mamlak, o TEAcolhe é um programa inédito em Sergipe, e tem por objetivo garantir o desenvolvimento cognitivo e a qualidade de vida das crianças e suas famílias. “O TEAcolhe foi pensado para que as crianças assistidas tenham a possibilidade de aprender, mas também de minimizar dificuldades. Desta forma, trabalhamos para garantir um futuro com mais qualidade de vida, por meio de um acompanhamento constante”, explicou.
Profissionais do programa Além do acompanhamento continuado de um neuropediatra, as crianças assistidas pelo TEAcolhe contam também com profissionais como fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo, todos com a certificação ABA, um documento oficial que comprova o conhecimento necessário para trabalhar com TEA (Transtorno do Espectro Autista), garantindo que o trabalho realizado seja mais completo e com foco num acompanhamento mais eficiente.
Transformando realidades “Ter esse tipo de política pública é muito importante, é uma obra que não tem placa, mas transforma realidades. Da mesma forma que já implementamos, por exemplo, a carteira de identificação da criança com autismo, o TEAcolhe é uma obra sem placa, mas que tem um significado gigante para toda a comunidade” concluiu.
Itabaiana: ExpoTrânsito reúne apresentações artísticas e teatrais de dez escolas do projeto Educar PRF A primeira edição da ExpoTrânsito Itabaiana foi um sucesso! O evento aconteceu no domingo, 08, na praça de evento de Itabaiana, fruto de uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura de Itabaiana. Durante toda a tarde, alunos de dez escolas da rede pública e privada realizaram apresentações artísticas e teatrais.
Valorização da vida Com o lema “educar para o trânsito é valorizar a vida”, o evento contou, ainda, com a exposição de viaturas e materiais de trabalho da PRF. “Fizemos hoje a junção de dois eventos: A nossa tradicional exposição, com simulações de situações do nosso cotidiano, junto com a culminância do projeto Educar, abraçado por diversas escolas de Itabaianas. Foram mais de 7 mil pessoas envolvidas, entre alunos, professores e equipe diretiva”, disse David Azevedo, superintendente substituto da PRF.
Consciência Para o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, a iniciativa construirá adultos mais conscientes sobre as normas de trânsito. “Projeto importante para a nossa gestão, pois as crianças e os adolescentes já saem da escola aprendendo as leis de trânsito. Lá na frente, teremos um trânsito mais seguro para todos “, destacou.
Empenho A diretora do Colégio Elizeu de Oliveira, Ivone Menezes, destacou o empenho dos seus alunos no projeto. “Eles se reuniram diversas vezes, ensaiaram e fizeram uma linda apresentação hoje. Mas, além disso, eles aprenderam sobre como transformar o trânsito em um local seguro para todos”.
Barra dos Coqueiros: Prefeito Alberto Macedo e SINTESE alcançam acordo para valorizar professores Em um cenário desafiador para as negociações salariais em meio à queda de arrecadação e o limite orçamentário do município de Barra dos Coqueiros, o prefeito Alberto Macedo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (SINTESE) chegaram a um acordo sobre a valorização salarial da classe. Após intensas rodadas de negociação, o gestor anunciou um reajuste salarial de 5% para os professores, que será aplicado já em novembro deste ano.
Compromisso e valorização Esse movimento representa um compromisso firme com a valorização dos profissionais da educação em um momento em que muitas cidades enfrentam dificuldades financeiras. Além desse aumento inicial, ficou acordado que haverá um incremento adicional de 2,5% em fevereiro e mais 2,5% em março do próximo ano. Essa abordagem escalonada demonstra a responsabilidade fiscal do município, ao mesmo tempo em que garante ganhos consistentes aos educadores.
Novos avanços Segundo o presidente do SINTESE, Roberto Silva, o diálogo é essencial para continuar promovendo novos avanços. “A gente entende que o avanço na negociação é crucial para valorizar a classe. Foi apresentada uma proposta, vamos levar para assembleia e apreciação dos professores. Com o compromisso de novas reuniões, no início do próximo ano a partir do cenário financeiro, esperamos poder avançar e elevar cada vez mais os profissionais da educação”, ressaltou.
Medidas adicionais O prefeito Alberto Macedo também enfatizou seu compromisso contínuo com a valorização da classe dos professores. No início do próximo ano, está prevista uma nova rodada de negociações com o SINTESE, com o objetivo de discutir medidas adicionais para melhorar as condições de trabalho e remuneração dos docentes. “Acredito que o saldo dessa reunião foi positivo para ambas as partes. Apresentamos nossa proposta em relação ao piso, o que de imediato eles acataram e vão apresentar para a categoria”, declarou o gestor.
Demandas Esse acordo reflete o compromisso do gestor em construir pontes com as forças sindicais e ouvir as demandas dos servidores públicos. É um exemplo de como o diálogo e a colaboração podem superar desafios econômicos e criar um ambiente favorável para a valorização da educação e dos profissionais que a tornam possível. “Isso demonstra que a nossa gestão se preocupa muito em valorizar o profissional da educação, que é tão importante na formação das pessoas, do cidadão e importantíssimo no desenvolvimento do nosso município”, enfatiza o prefeito.
Marco na conciliação A administração municipal da Barra dos Coqueiros segue comprometida em promover a educação de qualidade e reconhece o papel fundamental dos professores nesse processo. O acordo alcançado é um marco na conciliação, mantendo o equilíbrio fiscal e beneficiando tanto os educadores quanto a comunidade em geral.
Outubro Rosa: Mamografia solidária na Clínica HOMO para mulheres em situação de vulnerabilidade social A Clínica Homo representada pela mastologista Dra. Paula Saab recebeu Danielle Garcia, Secretária Especial de Políticas para Mulheres (SEPM) e sua equipe para a ação de mamografia solidária. Cinquenta mulheres receberão a oportunidade de realizar a mamografia gratuitamente.
Objetivo O objetivo da ação é fazer com que mulheres em vulnerabilidade social possam ter acesso ao exame com a alta tecnologia disponível na instituição. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa em Sergipe, assim como da Onco Hematos, que fazem parte da Dasa, maior integrada de saúde do Brasil.
Dificuldades de acesso “São cinquenta vouchers de mamografia para nossas mulheres, aquelas que têm dificuldades de acesso e que precisam desse exame para detectar o câncer de mama precocemente, quero muito agradecer a Clínica Homo e a Dra. Paula Saab que são nossas parceiras nessa luta”, disse a delegada Danielle Garcia.
Inspiração para outras empresas Para a mastologista Dra. Paula Saab, a ação pode inspirar outras empresas do setor privado a ajudarem na campanha. “Essa é uma excelente oportunidade de fazer a diferença, estamos doando com o maior carinho, quem receber esse voucher vai ligar para a central de atendimento da clínica e quando vier fazer o exame é só trazer a solicitação médica, que realizaremos essa busca pelo diagnóstico precoce do câncer de mama”, explicou a médica.