O antiga sede da Gerência-executiva do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), localizado na Avenida Dr. Carlos Firpo, Centro da capital sergipana, passará por manutenção preventiva a partir desta terça-feira, 10. O prédio está desativado há 11 anos e, apesar de já ter ido a leilão, nunca foi comprado.
Segundo a Assessoria de Comunicação do INSS Sergipe, a obra tem previsão de durar até 120 dias e seu objetivo é recuperar a estrutura do prédio e a fachada, além de retirar elementos que ofereçam riscos de acidentes, dentre outros serviços correlatos.
Apesar da obra, a assessoria informou que não existe possibilidade de que o prédio volte a funcionar.
O imóvel de 14 andares foi interditado e esvaziado pela Defesa Civil do Estado em 2012, devido a um laudo técnico que apontava riscos iminentes de incêndio. Desde então, o prédio tem sofrido com as intempéries do tempo, com o vandalismo e a depredação.
De acordo com a assessoria, ao longo desse tempo, outras intervenções já foram realizadas no prédio como a remoção total do revestimento que envolvia o edifício, obstrução das entradas ao interior do imóvel e retirada de todas as estruturas que ofereciam risco iminente de queda, como janelas, portas e perfis.
Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações do INSS
INFONET