Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, janeiro 02, 2010

Safra de aliados na região deve beneficiar Dilma

Pelos cenários que estão sendo montados nos Estados, a tendência é que mais de um candidato a governador montem palanques para a candidata petista à Presidência


02 Jan 2010 - 01h07min

Alguns dos governadores do Nordeste, em foto de arquivo: potenciais apoiadores da provável candidata do Planalto, Dilma Rousseff (Foto: Evilázio Bezerra)
É um toma-lá-dá-cá. Se por um lado os governadores se beneficiam com a aprovação de Lula (PT) no Nordeste, o presidente também não pode fazer pouco dos aliados. Precisa deles para emplacar a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Em Pernambuco, por exemplo, a tendência é de que o atual governador, Eduardo Campos (PSB), seja reeleito com o apoio do PT. A preço de hoje, isso deve garantir o palanque para Dilma no estado.

Campos aparece com 55% das intenções de voto na última pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha. Ele terá como adversário mais forte o ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), que surge com 30%.

Ambos tendem a formar o arco de aliança de Dilma, uma vez que o PMDB de Jarbas está cotado para indicar o vice na chapa nacional encabeçada pela petista.

Situação semelhante pode-se encontrar no Maranhão. Os dois principais candidatos podem dar suporte local para Dilma. A governadora, Roseana Sarney (PMDB), está à frente nas pesquisas. Cassado em abril deste ano, o governador eleito em 2006, Jackson Lago (PDT) ainda aparece com 24,6% das intenções de voto.

Na Bahia, a briga será direta entre os aliados PT e PMDB. O atual governador, Jaques Wagner (PT), aparece em primeiro lugar na pesquisa Datafolha, de dezembro. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) pode vir a disputar o Governo. Mais uma vez, a Dilma teria os dois possíveis palanques.

Outro cenário possível, apontado pelo professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UNB), David Fleischer, é a de que Geddel feche com o PT para a vaga de senador e adie a disputa pelo Governo para 2014.

Ceará
No Ceará, segundo o professor da UNB, também existe a forte possibilidade de o governador Cid Gomes (PSB) ser reeleito e também apoiar Dilma. "A prefeita (de Fortaleza, Luizianne Lins - PT) anda teimosa aí, querendo lançar candidato, mas acho que o PT nacional vai enquadrá-la", aposta.

Já no Piauí, o governador Wellington Dias, apesar de ser do PT, não conseguiu fazer com que nenhum dos pré-candidatos de seu partido chegasse a 10% nas últimas rodadas. Com isso, o PT pode vir a apoiar o candidato do PMDB ou do PSB, garantindo, assim, mais palanque para Dilma.

Na Paraíba, com a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no ano passado e a posse de José Maranhão, o PMDB domina a cena. Aliados de outrora, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) e Maranhão podem se enfrentar. Na última pesquisa, feita pelo Ibope, os dois apareciam empatados.

Em Sergipe, o atual governador, Marcelo Déda (PT) lidera nas pesquisas, mas tem encostado no rival do DEM, o ex-governador do Estado, João Alves (Giselle Dutra)


AS INTENÇÕES DE VOTO

OS NOMES E OS PERCENTUAIS

Maranhão
Roseana Sarney (PMDB): 49,8%;
Jackson Lago (PDT): 24,6%;
Flávio Dino (PCdoB): 10,1%.
Instituto: Sensus

Piauí
João Vicente Claudino (PTB): 27,9%;
Sílvio Mendes (PSDB): 29,2%; Wilson Martins (PSB): 10,69%.
Instituto: Data AZ

Ceará
Cid Gomes (PSB): 53%;
Roberto Pessoa (PR): 14%; Renato Roseno (Psol): 6%.
Instituto: Datafolha

Rio Grande do Norte
Rosalba Ciarlini (DEM): 40%;
Carlos Eduardo Alves (PDT): 13%;
Robinson Faria (PMN): 11%.
Instituto: Ibope

Paraíba
Ricardo Coutinho: 38%;
José Maranhão (PMDB):
37%; Cícero Lucena (PSDB): 14%.
Instituto: Ibope.

Pernambuco
Eduardo Campos (PSB): 61%; Jarbas Vasconcelos (PMDB): 10%;
João Paulo (PT): 10%.
Instituto: Datafolha.

Alagoas
Fernando Collor (PTB):
45%; Teo Vilela (PSDB):
26%.
Instituto: Ibrape.

Sergipe
Marcelo Déda (PT): 43,7%; João Alves (DEM): 35,7;
Almeida Lima (PMDB):
6,4%.
Instituto: Padrão.

Bahia:
Jaques Wagner (PT):
39%;
Paulo Souto (DEM):
24%; Geddel Vieira Lima (PMDB): 11%
Instituto: Datafolha.
Fonte: O Povo

Em destaque

Ações contra Moro chegam ao TSE e vão para o mesmo relator do caso Seif

Publicado em 2 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Acusações não têm consistência, mas Moro pode ser cas...

Mais visitadas