Verde não possuem estrutura
Praias, dunas, rios, mangues, lagoas, extensos coqueirais.Quem busca belezas naturais no litoral norte do Estado vai encontrar tudo isso na Costa dos Coqueiros, cujo acesso se dá pela primeira rodovia ecológica do País, a Linha Verde, inaugurada em 1993.
Mas é preciso estar atento: a região não está preparada para atender os turistas. Com o objetivo de traçar um panorama, A TARDE visitou sete dos 14 principais destinos litorâneos mais procurados para turismo e veraneio, que passam por cinco municípios baianos (Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra).
As condições dos acessos internos e a escassez de sinalização nos povoados são as primeiras dificuldades encontradas no caminho, pelos mais de 10.400 motoristas que utilizam a via, diariamente, no verão. O número representa um incremento de 38% no fluxo registrado no restante do ano, segundo dados da Concessionária Litoral Norte (CLN), responsável pela conservação da pista.
Nascido em Siribinha (a 202 km de Salvador), mas morando há mais de 30 anos no Rio de Janeiro, o contador Dawayson Pimenta, 52, reconhece que, apesar da bela paisagem, é difícil percorrer a estrada de 12 km de terra para chegar à vila, sem placas de identificação. “Fica difícil chegar um turista sem guia. Fora o risco de atolar o carro”, diz Pimenta, que sempre passa férias naquela praia. Leia mais em A Tarde (para assinantes)./Política Livre