terça-feira, agosto 21, 2007

RAIO LASER

Tribuna da Bahia e equipe
Candidatos...
Depois do próprio PT, do PPS e do PSDB, outro partido da base de apoio do governo Jaques Wagner admite que pode ter candidato próprio a prefeito de Salvador em 2008. Trata-se do PCdoB, que trabalha com a hipótese de lançar a ex-secretária mun icipal de Educação, Olívia Santana, à sucessão municipal.
...e candidaturas
Segundo o site Bahiajá, a deputada federal comunista Alice Portugal disse ser natural que “um partido que é o mais velho do País e tem uma história de lutas como o PC do B, precise mostrar que não come criancinhas e é capaz de governar”. Portugal deu as declarações dura nte debate ontem na Faculdade de Arquitetura.
Nada pessoal
O posicionamento do PCdoB é muito parecido com o PPS, que foi externado na Bahia pelo seu eterno presidente nacional, Roberto Freire, que passou pela capital baiana na última semana para participar de um debate sobre o futuro da esquerda. Segundo Freire, a candidatura faz parte da estratégia nacional d a legenda para ganhar musculatura.
Diversidade
Como se não bastasse, o presidente regional do PT, Marcelino Galo, também admitiu na semana passada que o partido pode ter candidato próprio à prefeitura. Enfim, está dado o cenário para uma grande variedade de nomes à sucessão municipal que o governador Jaques Wagner, d efensor da unidade, precisará administrar.
Crítica
”Não há um só aloprado preso, apesar da roubalheira descarada. Alguns até ganharam imunidade ao se elegerem deputado... Tomara que não ocorra o mesmo que aconteceu com a tragédia aérea provocada pelo governo Lula, quando, numa manobra diversionista, foi preso o dono de uma boate. Enquanto os atores principais do caos aéreo sugerem aos brasileiros relaxar e gozar...”, criticou o líder democrata.
Reunião
Hoje, o deputado Yulo Oiticica reúne na Secretaria de Segurança Pública, às 18h, o secretário Paulo Bezerra e representantes do Movimento Sem Teto de Salvador (MSTS) supostamente agredidos pela Polícia Civil. O encontro foi articulado pelo parlamentar petista, que também irá discutir com o secretário a participação dele na passeata marcada para o próximo dia 26 de agosto (domingo), Dia Estadual de Enfrentamento aos Homicídios e a Impunidade. Além de Yulo também vão estar presentes representantes do Cedeca e da Defensoria Pública.
Caixa Preta I
O governo Jaques Wagner já foi informado de que uma estratégica unidade da Secretaria da Segurança Pública adquiriu, na administração passada, pagando em dólar, sofisticados equipamentos eletrônicos. E o que é pior: para que eles sejam agora implantados, haverá necessidade de um gasto de aproximadamente US$ 10 milhões, quantia que poderia ser revertida, por exemplo, para a reforma de quartéis e delegacias ou para a renov ação da sucateada frota das polícias Militar e Civil.
Caixa Preta II
Este mesmo órgão, que mantém em sua estrutura boa parte dos diretores do governo passado, segundo se comenta na SSP, é acusado de firmar contratos sem licitação “com empresas desconhecidas e sem qualificação”, várias delas sediadas fora do Estado, para manutenção de determinados aparelhos. Aberta esta caixa preta, muita coisa, certamente, será esclarecida.
Mensalão
A proliferação de reportagens sobre o suposto posicionamento dos ministros do STF com relação ao inquérito do mensalão motivou a emissão de uma nota à imprensa por parte da assessoria do Tribunal, informando ser falsa a informação de que os ministros teriam sido procurados por emissários do governo.
Falso
A mesma nota informa ainda que, por conta de sua complexidade, os ministros decidiram agendar o julgamento para os próximos três dias – 22, 23 e 24 de agosto – e que a tentativa de antecipar o voto dos ministros é es peculação gratuita, sem base em fatos reais.
Compatibilidade...
O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, enviou ontem nota a esta coluna negando qualquer incompatibilidade com o secretário estadual Antonio Carlos Batista Neves. Segundo Magalhães, Batista Neves nunca fez qualquer exigência descabida à empresa, d esempenhando exemplar coordenação da gestão da empresa.
...total
Davidson Magalhães acrescenta ainda que “serão infrutíferas as tentativas de me incompatibilizar com o secretário Batista Neves, com quem tenho um bom relacionamento, pois compartilhamos das mesmas idéias no que tange aos desafios e ao papel estratégico que a Bahiagás deve desempenhar no desenvolvimento do Estado”.
Oportunidade
Com o início do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal dos mensaleiros, o deputado federal José Carlos Aleluia diz que a Justiça terá a oportunidade de demonstrar aos brasileiros que não são apenas os “bagrinhos” pe tistas que vão para a cadeia.
Comemoração
O vice-prefeito Marcelo Duarte (PSDB), que aniversariou no domingo, recebeu ontem em seu gabinete, no Centro de Salvador, a visita de inúmeras autoridades, amigos e de políticos. O ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB) fez questão de ir às comemorações, que tiveram caráter informal.
Auto-promoção
Deputados da bancada de oposição entraram com representação junto ao Ministério Público Estadual pedindo providências do governo Jaques Wagner por conta de ter nota paga respondendo a críticas dos professores da Uefs, que atacaram o governo também em nota paga nos jornais. O deputado estadual Gildásio Penedo (DEM) , líder da Minoria, disse que, por conta das várias citações ao governador, a nota fere o princípio constitucional da impessoalidade, que veda qualquer tipo de auto-promoção bancada pelo erário.
Isenção
“A polícia pertence à sociedade e não ao governo do Estado”. Esta frase – pronunciada durante reunião com pessoas ligadas às áreas policial e jurídica, quando da elaboração de seu projeto de governo para a Segurança Pública em 2002, na sua primeira campanha majoritária – foi repetida na última quinta-feira, dia 16, quando das festividades dos 112 anos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, pelo governador Jaques Wagner. Segundo seus interlocutores, Wagner quis dizer, no instante que reinaugurava o auditório Pedro Milton de Britto, que exige uma polícia isenta, sem partido e sem ideologia. Um alento para os que pensam desta forma e um aviso aos navegantes, aos políticos e a quem interessar.

Nenhum comentário:

Em destaque

Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026

  Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026 Porcentagem de filiados entre todos os eleitores registrados em cada cidade na Justiça...

Mais visitadas