quinta-feira, março 10, 2011

Depois do Partido Militar, vem aí o Partido dos Empresários. Só fica faltando o Partido dos Banqueiros, mas este nem precisa ser formado, já manda em tudo mesmo.

Carlos Newton

Conforme já publicamos aqui no blog, a relação oficial do Tribunal Superior Eleitoral registra a existência de 27 partidos no Brasil, funcionando e recebendo generosos recursos públicos do Fundo Partidário. E agora aparecem outros 31 partidos em processo de organização a nível nacional, dos quais nove legendas já conseguiram registro em Tribunais Regionais Eleitorais, mas ainda estão pleiteando o registro nacional.

No meio dessa abundância partidária e eleitoral, depois do Partido Militar Brasileiro está surgindo mais uma legenda para disputar as próximas eleições. É o Partido Novo (PN), que teve o estatuto publicado no “Diário Oficial da União” no dia 17, e pode ser chamado também como Partido dos Empresários.

Formado por um grupo de executivos desiludidos, o que se pretende é um partido “sem políticos”, que possa levar práticas da iniciativa privada para a vida pública”. O presidente do Partido Novo será o economista carioca João Dionísio Amoêdo, de 48 anos, seu principal articulador. Ele foi vice-presidente do Unibanco, hoje integra o Conselho de Administração do Itaú BBA e é sócio da Casa das Garças, centro de estudos que reúne economistas como Edmar Bacha, André Lara Resende e Armínio Fraga, que foi presidente do Banco Central. E o vice-presidente do partido será Marcelo Lessa Brandão, executivo do grupo BFFC, que controla marcas como Bob’s, KFC e Pizza Hut.

Para atrair aliados, eles já promoveram reuniões no Rio e em São Paulo, e estão enviando e-mails para empresários e profissionais liberais, com um resumo das propostas e um anexo com fichas de adesão, porque precisam reunir as 500 mil assinaturas exigidas pelo TSE para oficializar o partido. O discurso é neoliberal, e os criadores do Partido Novo se mostram decepcionados com as legendas que defendem as mesmas diretrizes, como o DEM, o PSDB, o PP etc.

“Podíamos ter criado uma ONG, mas achamos que um partido teria capacidade de ação muito maior. Existem 27 partidos aí, mas nenhum deles defende a eficiência e a redução de impostos como principal bandeira. A eficiência é a nossa principal plataforma. Os candidatos do Partido Novo terão metas de gestão e serão cobrados para cumpri-las”, anuncia Amoêdo, que afirma nunca ter se filiado a uma legenda e não revela o voto em eleições passadas.

Os fundadores já gastaram cerca de R$ 200 mil com consultoria jurídica e outros serviços. Publicitários produziram site, perfis em redes sociais e um vídeo promocional, que repete lemas como “Pense no Brasil como uma empresa” e “Se o Brasil fosse uma empresa, você seria o cliente”.

Sem garantia de que a ideia sairá do papel, Amoedo reconhece que não será fácil. “Mas sempre gostei de desafios”, diz, afirmando que foi atleta de Triátlon e no ano passado venceu sua maior batalha, ao se curar de um linfoma.

Além do Partido Novo e do Partido Militar Brasileiro, outras 30 legendas tentam se oficializar. Uma dessas siglas, curiosamente, ressurge a velha UDN (União Democrática Nacional). E outra legenda em formação é o Partido Democrático Brasileiro (PDB), que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pretende usar como trampolim jurídico e burlar a lei, desfiliando-se ao DEM para depois, numa terceira etapa, entrar no PSB.

Existem também outras 15 organizações políticas que são consideradas partidos sem registro, que nas eleições se aliam a outras legendas, como a influente UDR (União Democrática Ruralista), o esfuziante PBM (Partido Brasileiro da Maconha) e os ultrarrevolucionários PCML (Partido Comunista Marxista-Leninista) e a LBI (Liga Bolchevique Internacional).

Ficou faltando só o Partido dos Banqueiros, mas estes nem precisam formar legenda, porque já mandam em tudo mesmo, aqui na Filial como na Matrix (EUA) e praticamente no resto do mundo, com exceção da China, Coréia do Norte, Cuba e outros países impenetráveis, digamos assim. Mas eles chegam lá.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Fotos do dia

Julia Moreira é cotada para ser a nova panicat Integrantes da Beija-Flor comemoram o título de campeã do Carnaval do Rio Roberto Carlos se emociona na festa da Beija-Flor
Membros da escola de samba vencedora festejam no sambódromo do Rio Movimento é intenso na rodovia dos Imigrantes no sentido São Paulo na volta do feriado Valmir da Silva é levado à delegacia onde confessou ter atirado em estudantes no centro

Leia Notícias do seu time

vencer


    • Corinthians
    • São Paulo
    • Palmeiras
    • Santos
    • Portuguesa
    • Guarani
    • Ponte preta
    • São Caetano
    • Santo André
    • Prudente

Fafá xinga Daniela Mercury de galinha ao cantar música

Adriana Ferraz e Alberto Pereira Jr.
do Agora

O "bolo" que Daniela Mercury deu no tradicional bloco "Galo da Madrugada", de Recife (PE), no último sábado, acabou rendendo uma nova marchinha de Carnaval, interpretada por Fafá de Belém. Nela, a baiana é chamada de "galinha" em um espécie de paródia com o nome do bloco.

Fafá cantou: "Ei pessoal, ei moçada, Daniela não veio no 'Galo da Madrugada'. Ei pessoal, ei mocinha, tava lá todo mundo, só não veio essa galinha." Daniela alegou que não houve tempo hábil para cumprir o compromisso, mas não comentou a música. Fafá não foi encontrada.

  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quinta

Veja como garantir a aposentadoria por idade

Ana Magalhães
do Agora

O segurado que parou de pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode garantir a aposentadoria por idade se voltar a contribuir. Para isso, ele terá que completar o tempo mínimo de contribuições exigido pelo órgão para conceder esse benefício: de cinco a 15 anos.

Para ter a aposentadoria por idade, o INSS exige que o homem tenha 65 anos, e a mulher, 60 anos. Já o tempo mínimo de contribuição, que vai de cinco a 15 anos, muda de acordo com o ano em que o segurado começou a trabalhar com carteira assinada e completou a idade mínima para aposentadoria.

Quem não tem carteira assinada pode contribuir de duas maneiras: como autônomo (chamado de segurado individual), para quem tem renda mensal, e como segurado facultativo --caso, por exemplo, de estudantes e de donas de casa, que não têm renda.

  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quinta

Saiba como declarar o aluguel no IR

Livia Wachowiak Junqueira
do Agora

Na declaração do Imposto de Renda deste ano, a Receita Federal aperta o cerco às informações prestadas por donos de imóveis, imobiliárias e inquilinos. Agora, os proprietários de casas ou apartamentos alugados por meio de uma imobiliária terão de informar os valores pagos pelo serviço.

A Receita criou um novo código no programa de declaração do IR, na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados", que permite que o dono do imóvel informe para qual imobiliária vai parte da renda recebida de aluguel.

Segundo a Receita, essa é uma medida para evitar que contribuintes caiam na malha fina sem necessidade. Isso porque, até o ano passado, o proprietário informava ao órgão o valor recebido com o pagamento do aluguel, mas declarava essa quantia descontando a parte que ficava com a imobiliária. Como o inquilino tinha que declarar o valor total pago de aluguel, havia divergência nos números declarados e esses contribuintes caíam na malha fina.

  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quinta

quarta-feira, março 09, 2011



Hebe e Claudia Leitte protagonizam o famoso selinho
Por: Raul Spinassé | Ag. A Tarde

Baianos saudam e reverenciam Hebe Camargo que dá selinho em Claudia
Publicada: 09/03/2011 09:14| Atualizada: 09/03/2011 09:14

Se a passagem da musa baiana Claudia Leitte já é motivo de frisson na avenida imagine quando ela aparece ao lado da diva Hebe Camargo. Uma Hebe cheia de luz e energia, que é reverenciada em toda a avenida.

Roqueiros, pop star, ídolos das artes e da música já desfilaram seu talento em cima de incontáveis trios na avenida, no Carnaval da Bahia, mas nenhum ou nenhuma foi tão carismática e recebida com tanto carinho quanto a diva Hebe Camargo, atração maior no trio do bloco Papa, ao lado da musa Claudia Leitte nesse último dia de folia na cidade. Apesar da noite sem dormir, brilhando na passarela da Sapucai, Hebe mostra uma impressionante vitalidade, contagiando todo o público na avenida.

O show das musas começou pouco antes das 16 horas, sol a pino, termômetros passando dos 30 graus, praia do Porto da Barra repleta de banhistas e o Farol da Barra a iluminar as estrelas maiores dessa terça-feira inesquecível de Carnaval na Bahia:

- Essa cidade te ama, Hebe - disse Claudia enquanto a multidão concentrada em torno do trio entoava o primeiro "parabéns" do dia para uma encantada Hebe que retribuia com mil beijinhos já que era impossível distribuir tantos selinhos

Fonte: Tribuna da Bahia



Sobe para 166 o número de mortos em acidentes nas estradas federais no feriado de carnaval

O Globo, CBN

SÃO PAULO - Subiu para 166 o número de mortos em acidentes nas estradas federais desde sexta-feira, início das viagens para o feriado de carnaval em todo o país. O número de mortos entre sexta e segunda-feira já supera o do carnaval de 2010, quando 143 pessoas morreram. Foram registrados 3.029 acidentes, com 1.783 feridos. O maior número de acidentes foi registrado no sábado, com 1.046 ocorrências.

Segundo balanço parcial divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, ocorreram 410 acidentes apenas nesta segunda-feira, que deixaram 37 mortos e 310 feridos.

Os policiais rodoviários realizaram nos quatro dias do feriado 22.290 testes de alcoolemia e 347 motoristas foram presos em flagrante por embriaguez ao volante.

Em Pernambuco, na manhã desta terça-feira, uma pessoa morreu em um acidente entre dois caminhões na madrugada na BR-101, em Igarassu, na Região Metropolitana de Recife. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um veículo vinha pela rodovia e bateu no outro, que estava estacionado no acostamento. O passageiro do caminhão que vinha pela rodovia não resistiu aos ferimentos e morreu. O motorista foi socorrido em estado grave.

Nesta segunda-feira, uma pessoa morreu na colisão de dois carros na BR-262 , em Minas Gerais. Um automóvel Uno seguia em direção à cidade de Nova Serra quando bateu de frente com uma caminhonete. O motorista do Uno, Marcos Souza Ferreira, de 46 anos, morreu na hora. O motorista da caminhonete sofreu ferimentos leves.

Pela manhã, três pessoas de uma mesma família morreram em um acidente na BR-381, no distrito de Ravena, em Sabará, Minas Gerais. O motorista de um automóvel, que seguia sentido Belo Horizonte, perdeu o controle do veículo e bateu de frente com um caminhão que levava 15 mil litros de combustível. O casal e uma filha de 15 anos, que estavam no carro, morreram.

O acidente com maior número de mortos ocorreu na BR-282, em Santa Catarina, na madrugada de sábado. Vinte e sete pessoas morreram. Um ônibus de turismo que levava passageiros do Rio Grande do Sul para uma confraternização de bolão, uma espécie de boliche, colidiu com um caminhão carregado de madeira na madrugada de sábado. A maioria das vítimas era da cidade gaúcha de Santo Cristo.

Na noite de sexta-feira, cinco jovens moradores de Franca, em São Paulo, morreram em um acidente na BR-365, entre as cidades de Uberlândia e Monte Alegre, em Minas Gerais. O grupo, com jovens entre 19 e 20 anos, iria passar o Carnaval na cidade mineira de Ituiutaba. O carro bateu de frente com uma carreta na ultrapassagem. O trecho é de pista simples e intenso tráfego de caminhões. Segundo os bombeiros, os três passageiros no banco traseiro estavam sem cinto de segurança.

Leia também:

Caminhoneiro dirige embriagado por 5 km na contramão na Via Dutra, em SP
Fonte: O Globo

Feriado tem mais de 30 homicídios em AL

O IML de Maceió registrou a entrada de 11 corpos das 18 horas da última segunda-feira até as 17 horas de ontem
| WAGNER MELO - Repórter
Os números finais das ocorrências registradas pelas polícias Civil e Militar durante o carnaval serão apresentados amanhã, às 8h30, na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social (SDS), pelo secretário Dário César. Mas os dados parciais apresentados pelos órgãos da área de segurança pública são assustadores.
De acordo com o relatório baseado em informações levantadas junto ao Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, à própria SDS e ao Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), foram registrados 31 homicídios em Alagoas, entre as 18 horas da última sexta-feira e as 6 horas da manhã de ontem.
Destes, 17 aconteceram na capital, dois em Penedo, três em Arapiraca, dois em São Miguel dos Campos e os demais nas cidades de Palmeira dos Índios, Tanque d’Arca, Mata Grande, Campo Grande, Paripueira, Messias, Junqueiro e Atalaia – este último não constava nos registros da PM.
<< >>
Leia mais na versão impressa
Fonte: Gazeta de Alagoas

Jornal inglês põe Dilma entre mulheres mais inspiradoras

Rudolfo Lago

No Dia Internacional da Mulher, o jornal britânico The Guardian publicou uma lista com as cem mulheres mais inspiradoras do mundo. A presidenta Dilma Rousseff aparece na lista na categoria "Política", junto com outras dez mulheres que atuam na mesma área, como a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a presidenta da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e a ativista birmanesa Aung San Suu Kyi.

No perfil feito pelo The Guardian sobre Dilma, a presidenta brasileira é descrita como "uma guerrilheira socialista adolescente que enfrentou prisão e tortura", hoje considerada uma "administradora dura e pragmática".

O texto cita a promessa feita por Dilma em seu discurso quando foi eleita de melhorar as condições de vida das mulheres. Lembra ainda que ela colocou nove mulheres em seu ministério, um número recorde na história do Brasil. Mas ressalva também que, durante a campanha presidencial, Dilma teria ignorado assuntos mais espinhosos relacionados à causa feminina e revertido sua posição sobre o aborto para aplacar os ânimos religiosos. Diz ainda que ela fez diversas cirurgias plásticas para "ganhar o seu lugar".

A lista do The Guardian é formada por mulheres que seriam modelo de comportamento para outras pessoas. A lista foi composta a partir de três mil sugestões enviadas pelos leitores, que foram avaliadas por doze mulheres, jornalistas, ativistas políticas e integrantes de organizações não-governamentais.

As cem mulheres escolhidas para a lista final estão divididas entre as categorias Política; Ativistas; Arte, Cinema, Música e Moda; Negócios e Sindicatos; Direito; Ciência e Medicina; Esporte e Aventura; Escrita Literária e Academia; Tecnologia e Televisão.

Na lista estão, entre outras mulheres, a a ativista indiana Sampat Pal Devi, líder do grupo Gulabi, que pune homens por maus-tratos a mulheres no norte da Índia; a diretora-executiva da Avon, Andrea Jung; a tenista e ativista pelos direitos homossexuais Martina Navratilova e a iraniana Marjane Satrapi, autora da história em quadrinhos autobiográfica Persépolis (que virou também desenho animado).

Com informações da BBC

Em destaque

EDITORIAL: A Força da Nossa Tradição – O Casamento do Matuto Arrasta Multidões e Consolida a Identidade Cultural de Jeremoabo

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Anabel Carvalho (@anabelcarvalhoficial)  .. EDITORIAL: A Força d...

Mais visitadas