quinta-feira, setembro 18, 2025

Só após o colapso da adutora o governo Mitidieri decidiu agir

Adiberto de Souza


em 17 set, 2025 8:28

Entre os trabalhadores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) não foi surpresa os seguidos rompimentos da tubulação da Adutora do São Francisco. Segundo eles, o colapso no fornecimento de água a cerca de 900 mil pessoas de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Socorro era uma questão de tempo, principalmente após a estatal ter desativado a equipe técnica que percorria diariamente as adutoras visando detectar problemas e corrigi-los em tempo. Também não se justifica o fato de a Companhia não ter usado um único centavo dos cerca de R$ 362 milhões recebidos pela privatização dos serviços de água e esgotos. Segundo a CUT, enquanto as estações de tratamento e as adutoras seguem sem manutenção adequada e sem receber as necessárias melhorias, os recursos estão ‘parados’, rendendo juros em aplicações no mercado financeiro. Somente após o rompimento da velha tubulação, que deixou a Grande Aracaju sem água por quatro dias, foi que o governo prometeu fazer a inspeção das linhas das adutoras e uma auditoria no serviço de manutenção feito pela Deso. Portanto, as denúncias feitas pela CUT permitem suspeitar que o que aconteceu não foi uma fatalidade, como insinuou apressadamente o governador Fábio Mitidieri (PSD), mas negligência da direção da Deso. Simples assim!

PEC da Blindagem

Três deputados federais de Sergipe votaram favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição, apelidada de PEC da Blindagem ou PEC das Prerrogativas, que amplia a proteção dos congressistas em processos criminais. De Sergipe, votaram a favor Gustinho Ribeiro (Republicanos), Rodrigo Valadares (União) e Thiago de Joaldo (PP). Já Katarina Feitoza (PSD), Fábio Reis (PSD) e João Daniel (PT) votaram contra a PEC. Segundo o texto do relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA), deputados e senadores somente poderão ser alvo de medidas cautelares de natureza pessoal ou real provenientes do Supremo Tribunal Federal. Misericórdia!

Embate técnico

Pesquisa Real Time Big Data, divulgada na última segunda-feira, aponta um empate técnico entre sete pré-candidatos ao Senado por Sergipe. Reportagem do site Carta Capital revela que o empate se caracteriza porque o primeiro colocado na pesquisa – Eduardo Amorim (PSDB) – aparece com 11% das intenções de voto (tem, portanto, entre 8% e 14%), enquanto o sétimo – Alessandro Vieira (MDB) – aparece com 5% (entre 2% e 8%). Os outros cinco postulantes tiveram a seguinte pontuação: Edvaldo Nogueira (PDT) 10%; Rodrigo Valadares (União) 9%; André Moura (União) 9%; Rogério Carvalho (PT) 7%; Adailton de Valmir (PL) 5%; Márcio Macedo (PT) 4%. Brancos, nulos e não sabem ainda são exagerados 40%. Creindeuspai!

INFONET

Em destaque

Em conversa com Trump, Lula propõe incluir Palestina e esvaziar Conselho da Paz

  Publicado em 26 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Líderes conversaram por telefone nesta segunda ...

Mais visitadas