Publicado em 21 de setembro de 2025 por Tribuna da Internet

Alcolumbre disse que não irá aceitar “agressões calado”
Bela Megale
O Globo
Em seu desabafo durante a sessão do Senado, na última quarta-feira (17), o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou as ações de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos pela primeira vez em público. Alcolumbre criticou o fato de “ver um deputado federal do Brasil, eleito pelo povo de São Paulo, lá nos Estados Unidos, instigando um país contra o meu país”. O senador destacou que não dá para “aceitar todas as agressões calado”.
“Não dá para eu ver todos os dias um deputado federal pelo Brasil, eleito pelo povo de São Paulo, lá nos Estados Unidos, instigando um país contra o meu país. Nunca falei sobre isso, mas agora está na hora de começar a falar. Não dá, com todo o respeito, para eu aceitar todas essas agressões calado, então eu vou me organizar agora para começar a responder a todos os questionamentos, todas as perguntas, à altura”, disse.
“DESABAFO” – Aliados do presidente do Senado relataram que dois fatos pesaram para que ele fizesse seu “desabafo”, citando nominalmente o filho de Jair Bolsonaro. O principal deles foi a fala do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre obstruir os trabalhos da Casa se uma anistia envolvendo o ex-presidente não for votada. A declaração foi dada por Valdemar ao site “Metrópoles” e encarada por Alcolumbre como mais uma ameaça dos bolsonaristas.
Outro ponto foram as ameaças mais recentes encampadas por Eduardo Bolsonaro e seu aliado, Paulo Figueiredo, após a condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação da trama golpista.
Há dois meses, ambos mandam recados ao Judiciário e ao Legislativo brasileiro, afirmando que, se uma anistia ampla que beneficie Jair Bolsonaro não for aprovada, novas autoridades além de Alexandre de Moraes serão sancionadas. Segundo interlocutores de Alcolumbre, ele avaliou que, como presidente do Senado e do Congresso, precisava se posicionar de maneira clara e objetiva contra as intimidações.