Publicado em 12 de setembro de 2025 por Tribuna da Internet

Charge do Frank (Arquivo Google)
Nélio Jacob
Com o anúncio da condenação de Jair Bolsonaro, os parlamentares da direita agora contam com o apoio do governador paulista Tarcísio Freitas para votarem a anistia beneficiando os golpistas, que cometeram o pior crime contra uma nação. Eles não apresentam um projeto para o Brasil e só criam leis em causa própria e em favor da impunidade.
Eles sabem que são projetos e emendas inconstitucionais, a serem barradas pelo Supremo, mas não importa, vale pela esculhambação que criam.
PRIVATIZAÇÃO – Toda vez que Bolsonaro precisava de dinheiro, Paulo Guedes vendia um ativo importante da nação. A Eletrobrás, empresa lucrativa, foi vendida a preço de banana no final de seu governo para ter dinheiro para campanha e fechar a conta fiscal.
A Liquigás e a BR Distribuidora foram privatizadas sem haver necessidade. Aliás, foi o mesmo método usado por Tarcísio Freitas e Cláudio Castro, levando o abastecimento de água a um preço abusivo em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Água e luz são um bem essencial e de utilidade pública, não é para enriquecimento de empresário da iniciativa privada, que não tem compromisso com o social, seu compromisso é o lucro.
INVESTIMENTO – A Petrobrás está fazendo um investimento grande na Reduc para produzir óleo diesel e reduzir a importação. Em 2025 está voltando à distribuição de gás de cozinha para baratear o preço.
Água, luz, gás de cozinha e transporte tiram a maior parte do salário mínimo. Tarcísio de Freitas, disse à Faria Lima que vai privatizar a Petrobrás. Se eleito vai ser igual ou pior que Bolsonaro, pois é mais inteligente e truculento.
Lula não é o presidente ideal, comete alguns erros que todos presidentes cometem, o que é normal, pois a complexidade de governar um país como o Brasil é complexa, ainda mais com esse Congresso dominado pela direita.
MUITO MELHOR – Entretanto, Lula é MUITO melhor do que qualquer candidatos da direita. Se algum candidato da direita for eleito em 2026, vai desfazer todas as decisões de Lula, inclusive o acordo de investimento com a China, assim como privatizar todas empresas estratégicas e certamente fará o Brasil a ser fundo de quintal dos EUA.
O Brasil tem de aproveitar a oportunidade que Trump deu e se tornar independente dos EUA. Na Presidência, Lula pode aproveitar o bom relacionamento que tem com todos os países, com poucas exceções, e viajar pelo mundo, vendendo e comprando.
Será a melhor resposta ao Trump, que é metido a imperador do mundo.