quinta-feira, agosto 14, 2025

O Limite Humano e a Sabedoria de "Sapateiro, Não Vá Além de Suas Chinelas"

 

                                       Foto Divulgação

O Limite Humano e a Sabedoria de "Sapateiro, Não Vá Além de Suas Chinelas"

A história do pintor Apeles e do sapateiro é uma lição atemporal sobre humildade, foco e a importância de reconhecer nossas limitações. O sapateiro, ao ter seu "pitaco" sobre um detalhe técnico aceito pelo artista, sentiu-se confiante para criticar a obra inteira. A resposta de Apeles, "sapateiro, não vá além de suas chinelas", imortalizou a ideia de que a autoconfiança sem conhecimento pode levar à intromissão e à arrogância.

Essa sabedoria popular é um lembrete valioso de que devemos ser humildes, focar no que realmente dominamos e evitar a autopromoção. Muitas vezes, essa busca por destaque ou por ser "onipresente" acaba prejudicando não só a nós mesmos, mas também a todos ao nosso redor.

, Nós também devemos evitar a tentação de abraçar o mundo. A tendência a dizer "sim" para tudo, a querer resolver todos os problemas e a assumir compromissos excessivos é um caminho certo para a sobrecarga, a angústia e a frustração.

Priorizar o que realmente importa, manter o foco nos objetivos que podemos alcançar e, acima de tudo, não tentar ser o que está além da nossa capacidade humana é uma atitude de sabedoria e autoconhecimento. A lição do sapateiro e de Apeles nos ensina que a verdadeira grandeza não está em se destacar em tudo, mas em fazer uma única coisa bem-feita.


Você acredita que a humildade em reconhecer nossas limitações é um dos pilares para o sucesso pessoal e profissional?

Em destaque

MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais

  MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais Por  Renan Monteiro / Estadão Conteúdo 31/01/2026 ...

Mais visitadas