terça-feira, agosto 19, 2025

Com vários meses de atraso, Congresso instala nesta semana a CPMI do INSS


Alcolumbre e Motta celebram escolha de novo Papa: 'Continuar legado de Francisco', diz presidente da Câmara

Motta e Alcolumbre fizeram de tudo para atrasar a CPMI

Mateus Salomão e Emilly Behnke,
da CNN

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) criada para investigar fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será instalada nesta semana. A primeira sessão, ainda sem data marcada, confirmará os nomes do senador Omar Aziz (PSD-AM) na presidência e do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) na relatoria. A criação de colegiado parlamentar para investigar o esquema bilionário de descontos a aposentadorias e pensões foi encampada pela oposição no Congresso Nacional.

Ainda que a criação da CPMI tenha sido formalizada em junho, estava pendente a nomeação dos membros e instalação. A espera chega ao fim nesta semana.

IMPRETERIVELMENTE – O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que há um compromisso entre ele e o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) para que a CPMI seja instalada esta semana “impreterivelmente”.

A nomeação de relator pelo presidente Hugo Motta, da Câmara dos Deputados, cumpriu etapa essencial à instalação. O escolhido foi Ricardo Ayres (Republicanos-PB), nome que atende à expectativa da escolha de um relator com habilidade para lidar com a esquerda e com a direita.

Ayres se comprometeu a conduzir um trabalho técnico, imparcial e transparente. “Nosso compromisso é apurar com rigor todas as denúncias de irregularidades que possam ter prejudicado aposentados e pensionistas, garantindo que os culpados respondam pelo que fizeram e que os direitos de cada beneficiário sejam preservados”, escreveu nas redes sociais após a nomeação.

60 PARLAMENTARES – A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares e igual número de suplentes. Os líderes partidários, entretanto, ainda fecham a lista com os escalados para compor o colegiado. As indicações devem respeitar o princípio da proporcionalidade partidária, ou seja, os maiores blocos e partidos têm direito a mais vagas.

O esquema de descontos ilegais na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas foi revelado em abril após operação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).

No total, as entidades teriam cobrado de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A abertura da CPMI foi anunciada tantas vezes que ninguém acreditava mais. Lula está furioso, porque um dos principais investigados é seu irmão mais velho, conhecido como “Frei Chico”, que é vice-presidente de um dos sindicatos envolvidos no desvio de recursos de aposentados e pensionistas da Previdência Social. E não é a primeira vez que fazem isso. Os petistas parecem que são viciados nessa modalidade de corrupção, que levou há alguns anos levou à cadeia o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, que então era marido de Gleisi Hoffmann(C.N.)

Publicado em  10 Comentários | 

Em destaque

Com volta do recesso, oito bancadas da Câmara ainda não definiram seus líderes

Publicado em 1 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lideranças serão definidas no próximo mês Victor...

Mais visitadas