/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/y/6/iAb0M3RuKbp5OtmfQMIw/111561443-us-secretary-of-state-marco-rubio-listens-as-us-president-donald-trump-not-pictured-speaks.jpg)
Marco Rubio afirma que a revogação tem efeito imediato
Paulo Assad
O Globo
O secretário de Estado dos EUA, o republicano Marco Rubio, anunciou nas redes sociais ter determinado a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, familiares e “aliados no tribunal”, sem especificar quais. A medida, segundo Rubio, tem “efeito imediato”.
Segundo disse Rubio na publicação, o presidente Donald Trump “deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”.
DIREITOS BÁSICOS – “A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, acrescenta o secretário de Estado na publicação.
A medida foi anunciada após Moraes impor medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que passou a usar tornozeleira eletrônica. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Bolsonaro e na sede do PL em Brasília.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Uma lágrima furtiva escorreu na face do ministro Moraes, quando lembrou que esquecera de fazer uma foto com o Pateta quando esteve na Disneylândia. Mas logo se recompôs, porque precisa manter sua fama de mau. (C.N.)