Publicado em 8 de julho de 2025 por Tribuna da Internet

Charge do Genildo (Arquivo Google)
Dora Kramer
Folha
O Congresso nnão anda fazendo um bom serviço aos olhos da população, sabemos disso. Recente pesquisa do Datafolha aponta que quase 60% dos brasileiros sentem vergonha da conduta de deputados federais e senadores.
O mesmo estudo mostra que a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal estão em situação parecida. O STF é visto com desdouro por 58% dos pesquisados e 56% não veem motivo para se orgulhar do desempenho do presidente.
NO MESMO BARCO – Estão, portanto, todos navegando em barco que requer uma correção de rumos. Evidência da qual decorre que talvez não seja aconselhável e muito menos adequada a ideia do governo de tentar recuperar a popularidade de Lula (PT) jogando a culpa dos males da nação nas costas de um Parlamento inimigo dos pobres.
Um Congresso imperfeito, até mesmo bastante defeituoso, é muito melhor que Congresso nenhum. Se a representação popular falha em seus deveres de defesa do interesse público, não será uma campanha de difamação o melhor caminho para elevar o nível dos representantes.
Já vimos no que resulta a atmosfera da antipolítica: em maus governantes embrulhados na falsa embalagem de salvadores da pátria, cuja concepção é a de que só são verdadeiros democratas os áulicos, os que lhe prestam reverência.
O presidente Lula certamente não gostará de chegar a essa altura dos acontecimentos sendo confundido com um desses. E para que não seja, conveniente seria não rezar pela cartilha prepotente dos autocratas.