quinta-feira, julho 10, 2025

Bannon exagera e diz: “Moraes é um dos maiores criminosos do mundo”

Publicado em 9 de julho de 2025 por Tribuna da Internet

Mais gordo e envelhecido, Bannon continua exagerado

Julia Chaib
Folha

O governo Donald Trump e expoentes do movimento ultraconservador americano se fiam no discurso de uso político do STF (Supremo Tribunal Federal) para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro e a aplicação de sanções ao ministro Alexandre de Moraes.

À Folha um integrante sênior da gestão Trump, como são chamados assessores influentes do presidente dos Estados Unidos, resumiu a visão que permeia o governo nos seguintes termos: o ex-presidente Bolsonaro e seus apoiadores estão sob ataque de um sistema judiciário “instrumentalizado”.

Para esse auxiliar do republicano, as decisões de Moraes atingem a liberdade de expressão e, mais do que isso, subvertem a democracia para sustentar um governo que julga impopular, o do presidente Lula (PT).

LIBERDADE DE EXPRESSÃO – Steve Bannon, líder do movimento Maga, acrônimo para Make America Great Again (Faça a América Grande Novamente), slogan de Trump, e ex-estrategista do republicano, é ainda mais enfático e chama Moraes de “um dos maiores criminosos do mundo”.

“Envergonhou o Brasil no cenário mundial ao perseguir um dos grandes líderes do mundo, o ex-presidente Bolsonaro, em um tribunal claramente forjado. É ridículo”, afirmou Bannon à reportagem. Para ele e outras pessoas que acompanham a situação, punições a Moraes são uma questão de pouco tempo se o STF não recuar, o que não deve ocorrer.

POSTAGEM DE TRUMP – A leitura do expoente da direita e de integrantes do governo Trump foram sintetizadas na postagem feita pelo presidente na segunda-feira (7) na sua rede social Truth Social na qual defendeu Bolsonaro. Trump fez nova postagem em defesa de Bolsonaro na noite desta terça-feira (8).

As falas indicam que a narrativa difundida por bolsonaristas nos EUA tem surtido efeito junto ao governo americano. Bannon, mesmo sem provas, ecoa o discurso bolsonarista de que a eleição em 2022 foi manipulada e vê um paralelo com a trajetória de Trump.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É claro que Moraes não é um dos maiores criminosos do mundo. Ele é apenas vaidoso e metido, tenta ser sempre a cereja do bolo. Mais um pouco e saberemos se valeu a pena tanta intransigência de Moraes, que age como um adolescente sem responsabilidade. (C.N.)

Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas