quinta-feira, julho 10, 2025

AGU vai defender Moraes, acusado de inimigo da democracia por Trump


30 anos da AGU | Agência Brasil

Jorge Messias, da AGU, já prepara a defesa de Moraes

Karina Ferreira
Estadão

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou, em nota, que está acompanhando o andamento do processo a pedido do STF. “Estão sendo preparadas minutas de intervenção processual em nome da República Federativa do Brasil, caso seja decidido que a AGU atuará no caso”, diz trecho da nota, divulgada nesta terça-feira.

O esclarecimento foi feito, porque a Justiça da Flórida, nos Estados Unidos, assinou uma nova citação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido das empresas Trump Media & Technology Group, ligada ao presidente americano Donald Trump, e da plataforma de vídeos Rumble.

AGU ACOMPANHA – O ministro Moraes tem 21 dias para responder às acusações. A presidência do Supremo já pediu apoio à AGU, conforme a nota oficial divulgada nesta terça-feira pela Assessoria.  O texto é o seguinte, na íntegra:

“A Advocacia-Geral da União (AGU) está acompanhando o andamento do processo movido pelas empresas Rumble e Trump Media na justiça estadunidense em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O acompanhamento se dá a pedido da Corte Constitucional. Estão sendo preparadas minutas de intervenção processual em nome da República Federativa do Brasil, caso seja decidido que a AGU atuará no caso. Mas até o momento não há decisão do Tribunal Federal do Distrito Médio da Flórida, onde tramita a ação, determinando qualquer intimação do ministro do STF.”

STF NADA DIZ – Ao Estadão, a assessoria da Suprema Corte disse que não tem informações e não vai comentar o caso. A ação é movida pelas duas empresas de Trumple, que acusam Moraes de censurar conteúdos publicados nessas redes sociais no Brasil.

Duas tentativas de notificação anteriores, em março e em junho, foram frustradas. A diferença da citação anterior para esta é que, agora, o endereço do ministro aparece completo no documento.

Pela legislação americana, mesmo que Moraes não responda, vai ser considerado “citado”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Moraes tem 21 dias para se declarar “citado”. A partir daí, o processo começa realmente, com análise das provas já apresentadas contra ele pelas duas empresas de Trump. Para Moraes ou qualquer outro juiz do mundo, é uma ofensa dizer que ele descumpriu a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que é considerada a melhor e mais verdadeira definição de democracia já existente. Em tradução simultânea, Moraes pode ser considerado “inimigo da democracia”(C.N.)

Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas