Manifestantes ocupam ruas em várias capitais em protesto contra escala 6×1
Na capital baiana, dois atos foram convocados
Manifestantes se mobilizaram em diversas capitais brasileiras nesta sexta-feira (15), feriado pelo Dia da Proclamação da República, para protestar contra a jornada de trabalho de 6×1. As manifestações ocorreram em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém e Salvador. A principal reivindicação é o fim dessa escala de trabalho, que tem sido um tema crescente nas redes sociais nas últimas semanas.
A iniciativa para a mudança tem o apoio do vereador eleito do Rio de Janeiro e tiktoker Rick Azevedo (PSOL) e a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) tem desempenhado um papel ativo, conseguindo as assinaturas necessárias para protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara. A proposta sugere a redução para 36 horas semanais.
O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) organizou atos em várias cidades do país. As manifestações buscavam chamar a atenção para a importância de reduzir a carga horária de trabalho em prol de melhores condições de vida e saúde mental para os trabalhadores.
Em São Paulo, o protesto aconteceu na Avenida Paulista, onde os manifestantes exibiram cartazes com mensagens como “Quero ver minha filha crescer”, “Não tenho tempo de ir ao médico” e “Menos horas trabalhando, mais saúde mental”.
Participaram da manifestação os deputados pelo PSOL Guilherme Boulos, Erika Hilton, Sâmia Bonfim e Fernanda Melchionna.
No Rio de Janeiro, a manifestação ocorreu na Cinelândia e contou com o apoio de centrais sindicais. Os participantes também se opuseram à realização da cúpula do G-20 na cidade, exibindo cartazes criticando o evento internacional.
Salvador
Na capital baiana, dois atos foram convocados. O primeiro foi durante a manhã, no Farol da Barra. Este foi organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Entre os participantes estavam figuras políticas, como o candidato à prefeito pelo PSOL, Kleber Rosa, o vereador Hilton Coelho (PSOL), a deputada federal Lídice da Mata (PSB), o deputado federal Daniel Almeida (PC do B) e o vereador eleito de Salvador, Hamilton Assis (PSOL).
Durante a tarde, outro ato reuniu trabalhadores e ativistas em frente ao shopping da Bahia, às 15h.
Nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição alcançou o número necessário de assinaturas para iniciar sua tramitação na Câmara dos Deputados. Na manhã de quarta-feira (13), o texto já contava com 194 assinaturas, superando as 171 necessárias para protocolar a PEC.
A mobilização em torno da proposta recebeu destaque com o apoio de parlamentares do PT, especialmente os 68 deputados federais da sigla, que são atualmente os maiores signatários do projeto.
Tags