Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 17, 2024

Manifestantes ocupam ruas em várias capitais em protesto contra escala 6×1

Manifestantes ocupam ruas em várias capitais em protesto contra escala 6×1

Na capital baiana, dois atos foram convocados


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação15/11/2024 19:40 • Cidades
Manifestantes ocupam ruas em várias capitais em protesto contra escala 6×1 -  Letycia Bond/Agência Brasil

Manifestantes se mobilizaram em diversas capitais brasileiras nesta sexta-feira (15), feriado pelo Dia da Proclamação da República, para protestar contra a jornada de trabalho de 6×1. As manifestações ocorreram em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém e Salvador. A principal reivindicação é o fim dessa escala de trabalho, que tem sido um tema crescente nas redes sociais nas últimas semanas.

A iniciativa para a mudança tem o apoio do vereador eleito do Rio de Janeiro e tiktoker Rick Azevedo (PSOL) e a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) tem desempenhado um papel ativo, conseguindo as assinaturas necessárias para protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara. A proposta sugere a redução para 36 horas semanais.

O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) organizou atos em várias cidades do país. As manifestações buscavam chamar a atenção para a importância de reduzir a carga horária de trabalho em prol de melhores condições de vida e saúde mental para os trabalhadores.

Em São Paulo, o protesto aconteceu na Avenida Paulista, onde os manifestantes exibiram cartazes com mensagens como “Quero ver minha filha crescer”, “Não tenho tempo de ir ao médico” e “Menos horas trabalhando, mais saúde mental”.

Participaram da manifestação os deputados pelo PSOL Guilherme Boulos, Erika Hilton, Sâmia Bonfim e Fernanda Melchionna.

No Rio de Janeiro, a manifestação ocorreu na Cinelândia e contou com o apoio de centrais sindicais. Os participantes também se opuseram à realização da cúpula do G-20 na cidade, exibindo cartazes criticando o evento internacional.

Salvador

Na capital baiana, dois atos foram convocados. O primeiro foi durante a manhã, no Farol da Barra. Este foi organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Entre os participantes estavam figuras políticas, como o candidato à prefeito pelo PSOL, Kleber Rosa, o vereador Hilton Coelho (PSOL), a deputada federal Lídice da Mata (PSB), o deputado federal Daniel Almeida (PC do B) e o vereador eleito de Salvador, Hamilton Assis (PSOL).

Durante a tarde, outro ato reuniu trabalhadores e ativistas em frente ao shopping da Bahia, às 15h.

Nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição alcançou o número necessário de assinaturas para iniciar sua tramitação na Câmara dos Deputados. Na manhã de quarta-feira (13), o texto já contava com 194 assinaturas, superando as 171 necessárias para protocolar a PEC.

A mobilização em torno da proposta recebeu destaque com o apoio de parlamentares do PT, especialmente os 68 deputados federais da sigla, que são atualmente os maiores signatários do projeto.

Tags

 

Em destaque

Entenda o que acontece com Mauro Cid se PF pedir anulação de delação premiada

  Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Arquivo Tenente-coronel da ativa do Exército Mauro Cid 16 de novembro de 2024 | 17:42 Entenda o que ac...

Mais visitadas