Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 13, 2024

Projeto antidelação une aliados de Lula e Bolsonaro em frente ampla a favor das máfias

 Foto: Mário Agra/Arquivo/Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados13 de junho de 2024 | 10:08

Projeto antidelação une aliados de Lula e Bolsonaro em frente ampla a favor das máfias

BRASIL

Em meio ao forte embate político no Congresso contra o governo, surgiu uma pauta que conseguiu unir o sistema político de uma forma que nem a frente ampla de Lula havia conseguido: o projeto que proíbe acordos de delação premiada com réus presos, alterando uma lei aprovada em 2013, durante o governo Dilma Rousseff. A reportagem é da colunista Malu Gaspar, do jornal “O Globo”.

O texto foi apresentado por um deputado aliado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e anexado a uma proposta protocolada em 2016 pelo petista Wadih Damous.

Se anteriormente o objetivo era proteger o governo Dilma de uma possível delação do senador e líder do governo Delcídio do Amaral, preso em flagrante dias antes, agora a iniciativa poderia servir para anular a delação do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid — ou ainda invalidar o testemunho de Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle Franco, que apontou como mandantes os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão.

A manobra colocou o governo Lula em uma situação delicada e fez com que os petistas rapidamente acusassem os bolsonaristas de oportunismo — como se a proposta original não tivesse sido, por si só, oportunista.

PoliticaLivre

Em destaque

Tecnicamente empatados, Biden e Trump fazem primeiro debate nesta quinta-feira

Publicado em 25 de junho de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Dorrit Harazim O Globo Vale acertar os relógios e c...

Mais visitadas