O vereador deve ser independente e crítico, não temendo denunciar irregularidades ou erros do prefeito. Ele deve estar atento ao uso do dinheiro público e garantir que ele seja aplicado de forma transparente e eficiente.
O vereador não pode errar, pois ele é responsável por tomar decisões que impactam a vida de todos os cidadãos. Ele deve ser improbo, ou seja, impecável em suas ações.
Infelizmente, nem sempre isso acontece. Existem vereadores que se alinham ao prefeito e passam a defender os seus interesses, mesmo que isso seja prejudicial ao município. Outros vereadores são omissos e não fiscalizam o trabalho do prefeito, mesmo que haja evidências de irregularidades.
É importante que os eleitores estejam atentos a esses comportamentos e exijam dos vereadores que eles cumpram o seu papel de representantes do povo.
O vereador Jairo do Sertão como oposição mostrou ser atuante, demonstrou entender o papel do vereador, comportou-se razoavelmente fazendo uma oposição responsável; tadavia, ao ser situação preferiu defender o indefensável, defender um prefeito improbo praticando malversação como dinheiro público de maneira escandalosa, imoral e ilegal.
Na sessão dessa terça feira veio dizer tardiamente que: "o que tinha de ser feito já fez, o prefeito agora que se virasse".
Todavia o vereador Jairo do Sertão foi atingido por fogo amigo, o seu colega Zé Miúdo ingressou com uma representação no TCM-BA e na Polícia Federal por acumulação ilicita e recebimento de vencimentos sem trabalhar, diga-se de passagem uma denúncia bem fundamentada e com provas robustas; vamos aguardar o desfecho final.; lamento porque o vereador Jairo seria a única opção razoavel que poderia tentar substituir o atual (des)governo.
Aqui estão algumas dicas para que os eleitores possam escolher vereadores que sejam realmente comprometidos com o município:
- Pesquise as propostas dos candidatos antes de votar.
- Avalie o histórico de atuação dos candidatos.
- Converse com os candidatos para entender as suas ideias e planos para o município.
- Exija dos vereadores que eles cumpram os seus compromissos.
Somente com o envolvimento dos eleitores é possível garantir que os vereadores sejam realmente representantes do povo e que eles cumpram o seu papel de fiscalizar o trabalho do prefeito e defender os interesses do município.