Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E o governo do Estado encontrou uma alternativa ótima para o espaço que foi a galeria de arte inaugurada por João Alves na orla de Atalaia, que depois foi fechada e abandonada. O Memorial de Sergipe, que funcionou na Avenida Beira Mar irá para lá, como também o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITPS). Desta forma o espaço todo recuperado, e com uma moderna fachada, será útil para o turismo sergipano, como também terá uma frequencia diária por conta do ITPS.
Uma cidadã que faz caminhadas diariamente no local um vídeo mostrando que ao lado do memorial tem um fosse estourada exalando um odor insuportável.
É preciso que os gestores tomem a devida providencias nos próximos dias já que a inauguração está prevista para a próxima sexta-feira, 20. Um vídeo gravado ontem,17, pela manhã:
No mesmo local: os tapumes e toldos das festas realizadas na orla não são desmontados
Qual o motivo da Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, quando concede a licença para shows e eventos no espaço de eventos da orla não estabelecer um prazo para retirada de toldos e dos tapumes de ferro que cercam o local? Quem frequenta o local diariamente fazendo caminhadas ou correndo é prejudicado com a falta de passagem e os trecos privados que são deixados no espaço público. Agora se um gaiato vai ao local com um caminhão e leve tudo, vão acionar a polícia? Se o evento acaba e o dono acha mais cômodo deixar tudo no local público para outro evento não é utilizar o espaço público como se fosse privado prejudicando o lazer dos cidadãos não merece uma punição?
Museu da Bandeira De um cidadão aracajuano: Se Edvaldo passou 2 anos para construir os corredores de ônibus, quantos anos gastará para derrubar o abandonado Museu da Bandeira?
Museu da Gente Sergipana e o critério para eventos culturais E o blog vem recebendo reclamações de escritores da boa cepa, aqueles que são verdadeiramente escritores, contra o excesso de lançamentos no Museu da Gente Sergipana de livros feitos apenas para florear as páginas da imprensa sem compromisso com a qualidade literária e, principalmente, com o leitor. Já tem intelectuais chamando um pequeno grupo de médicos que largaram a labuta para florear as redes sociais e ainda ocupam todo o tempo pedindo aos “patrocinadores” e disputando quem tem mais título de “imortal” pelas academias de todos os tipos. Arrepare, quanta injustiça. Ou não?
Notícia grave Deu na coluna do jornalista Habacuque no Cinform Online: “A coluna ainda vai apurar, mas chega a informação que um ex-presidente de uma Câmara Municipal de um município do Sertão sergipano andou espalhando para aliados que ele e seu advogado teriam um acordo com um magistrado para conseguir voltar ao comando do Parlamento, mesmo com uma decisão judicial desfavorável. O assunto pode vir à tona em breve.” Este blog também vai acompanhar o desenrolar deste “acordo”…
Camilo assumirá na CMA Em entrevista ao telejornal SE 2ª edição ontem a noite o suplente de vereador Camilo Feitosa confirmou que vai assumir o mandato de vereador de Aracaju na vaga deixada pelo falecimento da vereadora Ângela Melo. Uma escolha sensata. Aracaju passa por uma administração desastrosa.
Ricardo Marques convida para audiência pública sobre a participação dos jovens na política O vereador Ricardo Marques (Cidadania) convida a sociedade aracajuana para uma audiência pública sobre os jovens na política. Será nesta quarta-feira, 18 de outubro, a partir das 14h na Câmara Municipal de Aracaju.
Tema A audiência pública é aberta para todos os jovens que se interessam pelo assunto. Com o tema ‘Projeto Atheneu ONU: Participação dos Jovens na Política’, o vereador vai levar alunos do projeto para o parlamento aracajuano. “Vai ser um dia de muito aprendizado. Vamos fazer a simulação de uma sessão ordinária e eles vão poder exercer um mandato de vereador fictício por um dia. Terão direito a discursos, irão votar e discutir projetos de leis, requerimentos e moções”, explica.
Trabalhos Ricardo Marques já esteve no Colégio Atheneu e conversou com os estudantes sobre os trabalhos legislativos na 5ª edição do Atheneu ONU e o momento foi muito enriquecedor. “Fiquei muito feliz em conversar com os estudantes e apresentar um pouco do trabalho que realizo. Os jovens são o futuro do país e eles estão cheios de vontade de fazer a diferença. Fico muito feliz em ver adolescentes engajados na política, a mudança que tanto queremos em nosso país, começa com os jovens, precisamos quebrar o vício de políticos velhos com ideias velhas, precisamos do novo e da mudança”, disse.
Fibromialgia: Nitinho quer intervenção do MPE/SE para emissão de carteiras Diante da negativa da Prefeitura de Aracaju, através da secretaria Municipal da Saúde, para emissão das carteirinhas de identificação aos portadores de fibromialgia, o vereador Nitinho Vitale (PSD) protocolou uma representação junto ao Ministério Público do Estado de Sergipe, denunciando o descumprimento da legislação, o desrespeito do Poder Executivo para com o Legislativo Municipal e, principalmente, o descaso com a saúde dos usuários da Saúde Básica de Aracaju.
Legislação A denúncia do vereador foi feita, em pronunciamento durante o Grande Expediente da sessão legislativa da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã da terça-feira, 17. “Existe uma lei aprovada nesta Casa, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania). “Tenho certeza de que, a partir da intervenção do Ministério Público, a Prefeitura irá cumprir a legislação e passará a emitir as carteirinhas aos portadores da fibromialgia”, criticou o parlamentar, argumentando que, diferente de Aracaju, vários municípios sergipanos, a exemplo de Lagarto e Estância, já cumprem com a determinação prevista em legislação federal, estadual e municipal.
Negativa Diante da negativa da Prefeitura de Aracaju, através da secretaria Municipal da Saúde, para emissão das carteirinhas de identificação aos portadores de fibromialgia, o vereador Nitinho Vitale (PSD) protocolou uma representação junto ao Ministério Público do Estado de Sergipe, denunciando o descumprimento da legislação, o desrespeito do Poder Executivo para com o Legislativo Municipal e, principalmente, o descaso com a saúde dos usuários da Saúde Básica de Aracaju.
Legislação A denúncia do vereador foi feita, em pronunciamento durante o Grande Expediente da sessão legislativa da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã da terça-feira, 17. “Existe uma lei aprovada nesta Casa, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania). “Tenho certeza de que, a partir da intervenção do Ministério Público, a Prefeitura irá cumprir a legislação e passará a emitir as carteirinhas aos portadores da fibromialgia”, criticou o parlamentar, argumentando que, diferente de Aracaju, vários municípios sergipanos, a exemplo de Lagarto e Estância, já cumprem com a determinação prevista em legislação federal, estadual e municipal.
Resposta desumana Nitinho classificou como desumana a resposta recebida pela assessoria dele ao buscar informações junto à ouvidoria da SMS, questionando como o portador da doença deveria proceder para ter acesso à carteira. “Não estamos emitido as carteirinhas. A orientação é de que a pessoa apresente o laudo médico onde chegar”, relatou. “Um desrespeito ao cidadão”, lamentou.
Barra: Prefeito Alberto Macedo se reúne com dirigentes do PCdoB No cenário político da Barra dos Coqueiros, uma notícia que chama a atenção é o apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ao projeto político do prefeito Alberto Macedo. O presidente estadual da sigla, juntamente com a diretoria municipal, demonstrou interesse em estreitar laços, visando uma aliança para as eleições de 2024. Ambos os diretórios se colocaram à disposição para caminhar juntos e apoiar a reeleição.
Compromisso com a população Segundo Edval Góis, presidente do PCdoB em Sergipe, o gestor municipal está comprometido em beneficiar a população e tem apresentado resultados positivos. Ele ressaltou que essa aproximação visa a formação de uma grande unidade política em prol dos cidadãos e trabalhadores da cidade.
Compromisso com a população II “Estamos dialogando no sentido de que no próximo ano tenhamos ampla participação no processo eleitoral da Barra. A gestão dele tem melhorado a vida da população. Estamos conversando para juntar nosso campo progressista do partido e combater aqueles que fragilizam o povo. Alberto é um bom nome para somar esforços e seguir conosco nesta jornada”, declarou.
Otimismo Além disso, o presidente do diretório municipal, Antônio Altrão, que também é cidadão barracoqueirense, expressou otimismo quanto à possibilidade de reeleição do prefeito Alberto Macedo. Na ótica dele, a continuidade e soma de esforços com o PCdoB são fundamentais para o desenvolvimento constante da Barra. “Ele tem pensamentos e ideias que comungam com nossa visão de coletividade. Por essa razão é que nós estamos nos aproximando do prefeito – com todo nosso agrupamento – no objetivo de que ele consiga alcançar a tão sonhada reeleição”, ressaltou.
Convergência e diálogo O prefeito Alberto Macedo, por sua vez, acredita que a convergência de esforços e o diálogo político com o PCdoB servem como um ato motivador. Ele reconhece a histórica contribuição do partido para as conquistas sociais, bem como, a importância dessa parceria em prol do bem-estar da comunidade. “Eles vieram nos oferecer apoio e aceitamos caminhar juntos. Isso é significante porque o PCdoB é um partido que sempre lutou pela justiça social, nossos objetivos convergem bastante. Queremos o melhor para a população e que cada cidadão viva com dignidade”, considerou.
Aliança forte Essa aproximação entre o PCdoB de Sergipe e a gestão do prefeito Alberto Macedo promete ser um dos temas políticos de destaque na Barra dos Coqueiros. À medida que se aproximam as eleições de 2024, este apoio do partido comunista à administração atual sinaliza uma aliança forte e promissora que pode influenciar significativamente o cenário político da cidade.
Em Novembro a Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe realizará nova rodada de Audiências Públicas de Demarcação de Áreas da União – APDAU Em Setembro foram realizadas audiências públicas nos municípios de Estância, Barra dos Coqueiros e Tobias Barreto, de forma presencial nas respectivas câmaras municipais, e de forma remota, abrangendo além desses municípios, os municípios de Boquim, Salgado, Arauá, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Poço Verde, Tomar do Geru e Cristinápolis.
Publicidade e esclarecimentos As audiências têm como objetivo dar publicidade e fornecer esclarecimentos sobre o processo de demarcação dos Terrenos de Marinha e Terrenos Marginais de Rios Federais, além dos respetivos terrenos acrescidos, que são bens da União previstos no Art. 20, da Constituição Federal, e no Decreto-Lei n° 9.760/1946, *assim como possibilitar que a sociedade apresente na mesma documentos que possam subsidiar o processo demarcartório, sem prejuízo para apresentação através do e-mail gabin.spuse@economia.gov.br, do portal sistema.patrimoniodetodos.gov.br e/ou presencialmente na sede da SPU-SE, na rua Pacatuba, 171, Centro, Aracaju/SE, no prazo de 30 (trinta) dias após a realização da audiência.
Para Novembro já estão confirmadas as seguintes audiências públicas: Aracaju – Audiência pública a ser realizada de forma presencial na Câmara Municipal de Aracaju e de forma remota, no dia 08/11/2023, das 14h às 16h, na qual serão abordados trechos localizados somente em Aracaju; São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda – Audiência pública a ser realizada de forma *presencial na Câmara Municipal de São Cristóvão e de forma remota, no dia 16/11/2023, das 14h às 16h, na qual serão abordados trechos em ambos os municípios. As APDAU’s serão gravadas e ficarão disponíveis para os interessados.
Inscrição e participação Os editais de APDAU publicados no Diário Oficial da União, assim como os links para inscrição e participação de forma remota podem ser acessados através do portal do Plano Nacional de Caracterização, da Secretaria do Patrimônio da União, pelo endereço eletrônico: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/patrimonio-da-uniao/transparencia/atos-administrativos/editais-audiencias-publicas/editais-audiencias-publicas Para solicitar demais informações, enviar e-mail para gabin.spuse@economia.gov.br .
INFONET