Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, outubro 23, 2023

Nordeste deve puxar crescimento Brasil até 2033, mostra levantamento

 em 23 out, 2023 3:20

       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

EDUARDO CUCOLO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

 Com uma série de investimentos públicos e privados programados para a próxima década, o Nordeste deve ser a região do país com maior crescimento econômico no período 2025-2033, segundo projeções da Tendências Consultoria.

 A recessão iniciada em 2014 interrompeu um período em que a região crescia acima da média nacional, embora em patamares inferiores aos verificados no Norte e Centro-Oeste.



Esses dois últimos devem continuar com bom desempenho ao longo dos próximos anos, também impulsionados por mais investimentos –e pelo agronegócio, no caso do Centro-Oeste.

 Lucas Assis, economista e analista da Tendências Consultoria, destaca que o maior crescimento dessas três regiões em relação ao Sul e Sudeste não representa necessariamente uma redução significativa das desigualdades regionais do país, embora seja uma boa notícia.

 Os investimentos programados para o Sudeste, por exemplo, superam os esperados para o Nordeste em valores monetários, mas são menores, proporcionalmente, ao tamanho da sua economia. Ou seja, em regiões mais desenvolvidas, esses aportes de investimento têm impactos menores.

 “O Nordeste vai ser a região que vai liderar, em termos de variação interanual do PIB [Produto Interno Bruto], o crescimento da próxima década. Os investimentos vão impulsionar a região nos próximos anos, mas o Sudeste deve seguir como o principal motor da economia brasileira”, afirma Assis. Toda matéria da FSP aqui.

 

Representando presidente Lula no Fórum Mundial de Alimentos da ONU, Ministro Márcio Macêdo tem discurso enaltecido Ao representar o presidente Lula, no Fórum Mundial de Alimentos da ONU, em Roma, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Márcio Macêdo tem discurso escolhido por delegação de crianças e jovens da Coreia do Sul como aquele que mais tocou seus corações e que representou as aspirações da juventude mundial.

Discurso defendido por Lula Para Márcio, a escolha do discurso, foi também, o reconhecimento do retorno do Brasil ao cenário das política mundial na busca de soluções de problemas que afetam todo o planeta. “Agradeci a homenagem carinhosa lembrando que esse é um discurso defendido pelo presidente Lula e por todo o povo brasileiro.”

Contribuição No discurso, Márcio Macêdo afirmou que o Brasil está pronto para contribuir com o esforço global para um mundo livre da fome, das desigualdades, com modelos de desenvolvimento mais justos e sustentáveis.

Reunião bilateral Em Roma, Márcio teve uma reunião bilateral com prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Conversamos sobre o papel que o Brasil vem exercendo no combate à fome, na defesa da democracia, nas discussões pelo fim dos conflitos e por um mundo de paz e diálogo. “O prefeito me fez o convite para em 2025, participar do Jubileu de Roma, um tempo especial de graça e peregrinação que costuma acontecer a cada 25 anos”, reforçou.

Preparo profissional No último feriadão, Aracaju estava cheia de turistas, fruto da divulgação que vem sendo realizada desde o início do ano. Os hotéis já estão preparados, mas falta uma iniciativa da Secretaria de Turismo para reunir toda a cadeia do turismo, não só com a capacitação dos profissionais, mas com uma organização e ordenamento do fluxo para cada atração turística. O que se viu foram alguns locais extremamente cheios  sem condições de atender aos turistas. A intenção está surtindo efeito, mas é preciso também planejamento urgente, para que os turistas não levem uma péssima imagem por conta do atendimento ruim.


Atenção MPE de Areia Branca: prefeitura abandou há 3 meses caçamba no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras  Já pensou se o gestor público fosse obrigado a pagar do próprio bolso o descaso com o patrimônio público? Por exemplo a foto acima é de uma caçamba da Prefeitura de Areia Branca (inclusive com um papelão num dos vidros quebrados) que está abandonada há quase 3 meses no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras (BR-101). Porém, como os moradores denunciam que o prefeito Alan de Agripino, não mora nem mesmo no munícipio fica difícil ele saber o que está acontecendo. É torcer que o MPE de Areia Branca entre com uma Ação para o prefeito ser responsabilizado pela omissão.

Deu no site “O Bolo é Grande”Uma excelente notícia para as pessoas com deficiência ou pessoas com desenvolvimento atípico na região centro-sul. O secretário de Estado da Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, esteve com o deputado federal Fábio Reis (PSD) e a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, a primeira-dama Érica Mitidieri, nessa sexta-feira, 20, visitando a APAE Lagarto e aproveitou para anunciar a construção do Centro de Equoterapia no município.

Emenda parlamentar Em suas redes sociais, Sérgio anunciou que está garantido o recurso de R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar, através do mandato de Fábio em Brasília, para a obra, que será executada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc). “Um sonho nosso, uma luta nossa, um projeto intenso da nossa primeira-dama em todo o estado”, comemorou Sérgio, que informou também que o terreno onde será construindo o centro também já está garantido.

Equoterapia A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas com deficiência ou pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo. Um centro de equoterapia dispõe de instalações físicas, equipe de profissionais habilitada (fisioterapeuta, psicólogo, profissional de equitação etc.), um médico responsável, cavalos e materiais adequados, com fins de prestar atendimento equoterápico.

 

Sérgio Reis vai a Itabaiana conhecer o Centro de Equoterapia que a Prefeitura está concluindo e será referência em Sergipe  E continuando a jornada para realizar o sonho de construir um Centro de Equoterapia em Lagarto, o secretário Sérgio Reis, esteve em Itabaiana onde foi recebido pelo prefeito Adailton Sousa para conhecer o Centro de Equoterapia que a prefeitura está finalizando.

Espaço valioso para Lagarto Adailton Sousa, pelas redes sociais fez questão de destacar a visita. “Hoje recebi a visita de Sérgio Reis, de Lagarto, para conhecer de perto a obra do Centro de Equoterapia de Itabaiana, que já está concluída. Este centro já se tornou uma referência em Sergipe, e torço para que em breve a população de Lagarto também possa desfrutar de um espaço tão valioso em seu Município.”

Yandra Moura coordena Defesa Lilás em Sergipe e amplia debate sobre participação da mulher na política O partido União Brasil em Sergipe realizou o Workshop Defesa Lilás, coordenado no estado pela deputada federal Yandra Moura, um programa nacional do União Brasil que visa a promoção e a difusão da participação política das mulheres, atuando na formação de lideranças em todo Brasil. Mulheres de praticamente todos os municípios sergipanos participaram do evento e puderam ouvir as palestras. “O Defesa Lilás surgiu primariamente com a ideia de combater a violência contra a mulher e foi ampliado, incluindo a participação da mulher na política”, informou Yandra Moura.

Painéis Mulheres de grande representação para a sociedade sergipana estiveram presentes e participaram dos diversos painéis de discussões. “Este evento mostra o quanto é importante a participação da mulher na política. Conversamos aqui e mostramos para as mulheres o potencial que cada uma delas tem e que elas podem estar ocupando espaços públicos”, disse Erica Mitidieri, primeira dama do Estado de Sergipe e secretária estadual da Assistência Social.

 Espaços “Os homens continuam sendo a grande maioria, mas o caminho já está um pouquinho diferente, podemos observar cada vez mais mulheres ocupando espaços significativos. É um romper de barreiras, isso mostra a força da mulher”, falou Priscila Felizola, primeira mulher eleita superintendente do Sebrae Sergipe.

Preconceito A delegada Danielle Garcia, secretária estadual de Política para as Mulheres contou sobre o preconceito enfrentado no início da carreira na segurança pública. “Quantas vezes eu ouvi que nós, mulheres, não poderíamos comandar operações policiais porque não éramos capazes. Mas eu não desisti. E a maioria das mulheres também não desistem. Nós somos pura emoção, fazemos tudo com muita paixão, e essa paixão nos move para fazer uma sociedade melhor”, destacou.

 Políticas públicas “Através deste projeto queremos ampliar as  políticas públicas para mulheres em temas estratégicos para enfrentar os diversos problemas da atualidade. A ideia é fortalecer nossas mulheres e garantir maior participação delas nos espaços de poder”, concluiu Yandra Moura.

Barra dos Coqueiros: prefeito propõe ‘Cozinha Solidária’ para combater a fome e a insegurança alimentar Em uma demonstração de comprometimento com o bem-estar da população da Barra dos Coqueiros, o prefeito Alberto Macedo assinou recentemente o Projeto de Lei que estabelece o inovador Programa Cozinha Solidária, o qual visa fornecer refeições completas e balanceadas para pessoas em situação de risco social. O projeto está agora nas mãos dos vereadores, com um apelo formal do gestor público para que seja votado e aprovado na Câmara de Vereadores em caráter de urgência.

Dignidade humana O município tem enfrentado um crescimento constante e, com isso, a necessidade de adotar medidas que assegurem a dignidade humana se tornou ainda mais necessário. O Programa Cozinha Solidária surge como uma resposta proativa a essas necessidades, visando garantir que ninguém na comunidade fique desamparado. “Parte da população sofre pela falta de condições mínimas de sobrevivência, aumentando gradativamente o número de famílias de extrema pobreza no município”, ressaltou.

Sensibilidade O prefeito Alberto Macedo ressaltou a importância do projeto, pedindo especialmente à oposição e ao presidente do Parlamento Municipal, que mostrem sensibilidade ao votar a favor dessa proposta. Ele enfatiza que esta é uma oportunidade crucial de comprometimento com o povo em prol do bem-estar social, independentemente de filiações políticas. “É importante que seja aprovado, pois, o programa representa um importante instrumento de combate a insegurança alimentar, a desnutrição e sobretudo, a fome”, salientou.

Saúde e bem-estar O Programa Cozinha Solidária é uma medida que visa não apenas fornecer alimentação, mas também nutrição adequada para aqueles que mais precisam. As refeições serão preparadas de maneira a garantir que sejam completas, balanceadas e em quantidade suficiente. Além disso, tudo será servido em um ambiente com condições sanitárias adequadas, a fim de se promover a saúde e o bem-estar dos beneficiários. “Também prevemos o fomento à produção de alimentos por parte da agricultura familiar e pequeno agricultor, que terá preferência no fornecimento de alimentos para as Cozinhas Solidárias”, explicou.

Compromisso com o povo vulnerável Neste momento de constante expansão da Barra dos Coqueiros, a criação do Programa Cozinha Solidária é um passo decisivo em direção a uma sociedade mais igualitária e justa. Agora, cabe aos vereadores da cidade demonstrarem sua solidariedade e compromisso com o povo vulnerável, votando a favor da aprovação deste projeto essencial que pode marcar uma diferença significativa na vida daqueles que mais necessitam.

INFONET

Em destaque

Acusação de Moraes ao general Theophilo é uma tremenda fake news

Publicado em 20 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email General Theophilo foi acusado levianamente por Mo...

Mais visitadas