Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, novembro 20, 2010

SUCESSÃO NA MESA DA CÂMARA.

Chegando o mês de dezembro começam as articulações para a eleição das Mesas das Câmaras Municipais para o biênio 2011/12, já que agora se encerra o mandato dos atuais ocupantes que foram eleitos em 01.01.2009, quando da posse dos vereadores para a atual legislatura.

Embora não se atribua a real importância que tem o Poder Legislativo Municipal, o tema deve despontar interesse da comunidade pelas funções constitucionais reservadas as Câmaras que repercutem em razão do nosso dia a dia, já que dependemos da prestação dos serviços públicos. A par disso, a nova direção terá a responsabilidade de administrar um orçamento substancial para os anos 2011 e 2012, o que fomenta intenções nem sempre aquelas que são do interesse do povo.

Na atual composição da Câmara Municipal de Paulo Afonso a situação é detentora de 04 vereadores que geralmente votam fechados, tendo a oposição afinada com 03 vereadores, Regivaldo Coriolano, Celso Miranda e Gilson Fernandes, 01 independente, Daniel Luís, e mais 03 que são ligados ao Dep. Federal Mário Negromonte. Como são 3 prá lá e 3 prá cá (dois para lá e dois para cá é letra da música de João Bosco cantada por Elis Regina), no G7, com Daniel Luiz ficaria o fiel da balança.

Não é o primeiro G 7 a ser constituído na Câmara Municipal de Paulo Afonso. O primeiro era formado pelo Dr. Fred, Dr. Roque, Waldemar Amâncio, João Bosco, Noé da Borracha, Farias e Zé Moreira ou João de Brito (não tenho certeza plena em razão do tempo, Tico que faça a correção se eu estiver errado). A finalidade era eleger a Mesa da Câmara. Metódio Magalhães que de besta não tinha nada, durante o recesso parlamentar ficou em Salvador e faltando 72 horas antes da eleição, voltou se articulou e se fez Presidente.

Não sei se a formação do G 7 será o melhor caminho ao isolar os vereadores da situação que embora da situação, são integrantes da Câmara Municipal. Por outro lado, não sei se houve acertos ou compromissos firmados entre o G7, que, se acontecendo, poderá alijar quem pretenda ser Presidente dentro das regras que forem estabelecidas.

A Câmara Municipal de Paulo Afonso é composta por 11 vereadores e como a situação tem 04 vereadores, reunidos 7, em tese, estaria liquidada a fatura. Nas últimas eleições da Mesa da Câmara a maioria burra não foi capaz de fazer a presidência. Na campanha de Raimundo Caíres foram eleitos 05 vereadores e a atual situação 04. Na hora do vamos ver, dois independentes se assomaram a situação que liquidou a fatura.

Em política se olha os números na soma dos resultados e o que se sobrepõe é o jogo de interesse, a ocupação de espaços, e nem sempre maioria de 07 garantirá a eleição da Presidência da Casa, isso porque, a votação é secreta e se houver um ou dois enrustidos, tudo poderá se perder.

Com condições para se candidatar a Presidência pelas bandas de Mário Negromonte, são dois, já que Dinho é suplente no exercício do mandato e Paulo Sérgio voltando ela teria que deixar o cargo e ser realizada nova eleição para a Presidência, quebrando o ritmo das contas públicas. Dois com mais Daniel Luís, ficariam três condições de disputar, concorrendo com Regivaldo que já conta com três votos, o dele e mais o de Gilson e Celso.

Tenho comigo que conciliar os interesses, quando justos e moralmente permitidos, é o melhor caminho. Poderia se chegar a uma Chapa de consenso reunindo todos os grupos, deixando a Presidência para o vereador que tivesse mais capacidade de se articular e compor a chapa. Se isso não for possível, se vai para o bate chapa. O risco é ocorrer o que já ocorreu com a Câmara dos Deputados, quando o baixo clero levou Severino a Presidência e deu no que deu, Severino foi obrigado a renunciar para não ser cassado.

No particular, vejo com bons olhos a candidatura de Regivaldo Coriolano que já conta com o respaldo de Celso Miranda e Gilson Fernandes, acredito, e poderá trazer consigo Daniel Luís, somando 04 votos e dependeria apenas de mais 2, surgindo como elo de ligação entre os diversos grupos que compõem a Casa. Os vereadores da situação não votam em candidato de Mário Negromonte, e a recíproca é verdadeira, exceto se Mário liberar seus comandados.

Regivaldo já vem de várias legislaturas, é confiável, circula muito bem entre os diversos grupos políticos, dará credibilidade a Casa, sem isso desmerecer os demais pretendentes, saberá defender as prerrogativas constitucionais do Poder Legislativo, não é impregnado de radicalismo e quando o interesse da coletividade exigir saberá manter um diálogo com Chefe do Poder Executivo Municipal, sem risco de macular a própria dignidade e da Câmara. Tem uma ficha limpa e é um cidadão de conduta irretocável. Creio que chegou a hora dele dirigir os destinos da Câmara.

JUSTIÇA BAIANA EM VELOCIDADE DE PRIMEIRO MUNDO. Em Jeremoabo foi decretado à prisão do Secretário da Saúde do Município, Dr. Leopoldo, que no momento da prisão, pelo menos é o que falam as más línguas, portava arma reservada das forças armadas (estou vendendo pelo preço que comprei). Pois bem, efetivada a prisão no dia de ontem, o Judiciário Estadual deu um exemplo como preservar os direitos constitucionais do cidadão. Já na manhã de hoje, 19.11, 6ª feira, em sede de Habeas Corpus, foi concedida medida liminar assegurando a liberdade dele. É uma pena que isso seja reservado apenas a alguns privilegiados, não alcançando a todos. É a justiça que queremos e essa não é a justiça que temos.

TIRIRICA. Se eu morasse em São Paulo e se fosse dado o direito do cidadão voltar atrás com o voto, depois da campanha preconceituosa do representante do Ministério Público Eleitoral (não o Ministério Público como um todo), eu votaria em Tiririca, independente de sua posição no cenário político. Esses mesmos que perseguem Tiririca, se possível, teriam cassado o Presidente Lula. “Vox populi, Vox dei”, que seja assim para Tiririca dono de mais de 1,3 milhões de votos. Candidaturas mais bizarras surgiram agora nas últimas eleições norte-americanas.

FRASE DA SEMANA. "A violência não deixa de ter algum parentesco com o medo." Arthur Graf

Paulo Afonso, 19 de novembro de 2010.

Fernando Montalvão.

Em destaque

Caso de candidata "zero voto" gera liminar que suspende diplomação de cinco eleitos em Buíque

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Blog Floresta Agora | Floresta PE (@florestaagora_, Nota da ...

Mais visitadas