Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, novembro 10, 2010

Coelba ignora liminar e coloca clientes na Serasa

Lúcio Távora/Agência A TARDE
O advogado Fábio Tinel Pinheiro  acabou ingressando com uma ação por danos morais contra a empresa

O advogado Fábio Tinel Pinheiro acabou ingressando com uma ação por danos morais contra a empresa

João Pedro Pitombo e Ludmilla Duarte l A TARDE

A Coelba ignorou liminar proferida pela 13ª Vara das Relações de Consumo que obriga a empresa a suspender a cobrança das contas de energia elétrica de fevereiro e março, que foram feitas pela média dos três meses anteriores.

Segundo a liminar, o não-pagamento destas contas não poderia resultar em sanção para quase 1,9 milhão de consumidores que tiveram a conta faturada pela média. Na época, consumidores verificaram aumentos em suas contas que passavam de 1.000% sobre a fatura anterior.

No entanto, a Coelba manteve a cobrança e chegou a colocar o nome de consumidores, como Fábio Tinel Pinheiro, na lista de devedores da Serasa. Fábio, que é advogado, já entrou com ação por danos morais contra a empresa e obteve a retirada imediata do nome do cadastro negativo.

A Coelba reconhece o erro e diz que vai verificar o que ocorreu. Além disso, a empresa poderá ter de pagar cerca de R$ 836 mil de multa à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por infringir a lei ao deixar de comunicar previamente e por escrito aos consumidores que faria o faturamento pela média dos três meses anteriores, causando transtornos aos consumidores.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde

Em destaque

Meta diz à AGU que fim da checagem só vale nos Estados Unidos

Publicado em 14 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Genildo (Arquivo Google) Deu na IstoÉ N...

Mais visitadas