Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, outubro 17, 2010

Lula afirma que elite é preconceituosa e tem medo de Dilma

A presidenciável petista Dilma Rousseff realizou um comício em Belo Horizonte,  neste sábado (16), acompanha do presidente Lula e do vice-presidente .... Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação

Dilma Rousseff (PT) realizou um comício em Belo Horizonte, neste sábado (16), acompanha do presidente Lula e do vice-presidente José Alencar
Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação


Juliana Prado
Direto de Belo Horizonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve o tom de duras críticas à "elite" brasileira durante comício realizado neste sábado (16), em Belo Horizonte. Ao lado da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, ele participou de um comício na região central da capital mineira. No evento, em um discurso breve, mas cheio de ataques, ironizou os "ricos" do bairro das Mangabeiras, de onde saiu a carreata da presidenciável. "Eu percebi lá nas Mangabeiras, onde mora o povo mais rico de Belo Horizonte, pessoas fazendo gestos contra nós. Fico constrangido porque foram estas também que mais ganharam dinheiro no meu governo", alfinetou.

Segundo Lula, essas mesmas pessoas não conseguiram superar o preconceito contra o fato de um metalúrgico ter sido eleito presidente do Brasil e fazer pelo País o que ele conseguiu fazer. Lula disse que, além de preconceito, a elite tem medo de apostar em uma mulher para governar a nação. Ao discursar para milhares de populares reunidos na Praça Sete, ele se dirigiu a Dilma ainda em tom de provocação: "Aqui, Dilma, a gente pode ver a diferença entre a elite e o povo. É com esse povo e para ele que você irá governar".

O presidente disse que a campanha, a partir de agora, não pode ter trégua e exaltou a mineiridade dos presentes. "Mineiro que é mineiro não atrai o seu torrão". Na tentativa de empolgar a plateia, ele ainda sugeriu que, a cada dia, um bairro de Belo Horizonte realize uma carreata como a deste sábado. "O que vimos hoje aqui não pode parar. Precisamos eleger a primeira presidente nascida em BH".

Alencar
Mesmo abatido e muito debilitado, o vice de Lula, José Alencar (PRB), participou de todo o percurso da carreata, que durou mais de uma hora e meia, no mesmo veículo que conduzia Lula e a presidenciável petista. Ele também abriu o comício de Dilma pedindo voto no segundo turno na "mulher mais votada na história do Brasil". Segundo ele, "a vitória de Dilma no Estado tem que ser confirmada com a força do povo de Minas Gerais".

A atenção da coordenação de campanha da ex-ministra com os votos no segundo maior colégio eleitoral do País redobrou com a investida de José Serra (PSDB) no Estado. A estratégia do grupo é minar a possível influência que o ex-governador Aécio Neves (PSDB) pode ter ao pedir votos no Estado para o presidenciável tucano. Para isso, além de manter uma agenda intensa em Minas, a intenção é trazer Dilma à capital ao menos duas vezes mais até 31 de outubro.

Especial para Terra

Em destaque

Quaquá defende os irmãos Brazão e compra briga com Gleisi e Anielle

Publicado em 10 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Quaquá recebeu diversos membros da família Brazão...

Mais visitadas