Vanessa Fajardo
do Agora
Para conseguir uma bolsa de estudos do ProUni (Programa Universidade para Todos) em cursos muito concorridos como medicina e engenharia, o aluno terá de ter acima de 800 pontos no Enem, segundo o Agora apurou.
A nota mínima para que ele participe do programa é de 400, porém como o número de inscritos supera o de bolsas, a pontuação será usada como desempate entre os candidatos que atenderem ao critério do programa. A nota do Enem é a média das provas objetivas mais a redação.
As bolsas para os cursos de média procura como os de licenciatura, tecnologia e ensino a distância, entre outros, vão exigir pontuação na faixa de 650. Os candidatos que fizeram até 500 pontos, têm chances de conseguirem bolsas para as graduações de menor procura como administração, direito, psicologia, jornalismo, entre outras.
O aluno que se inscreveu no programa com a pontuação mínima exigida, 400, terá poucas chances de conseguir ser contemplado, segundo o MEC (Ministério da Educação). O ProUni disponibiliza 165 mil bolsas de estudos, integrais e parciais, em faculdades particulares de todo o país. As inscrições para a primeira fase terminam às 23h59 de hoje. Até as 18h horas de ontem, o MEC havia recebido 570.110 inscrições. Elas são feitas exclusivamente pelo site www.mec.gov.br/prouni, onde serão divulgados os primeiros resultados, no sábado.
A expectativa do ministério é de que o número de inscrições atinja a casa dos 800 mil candidatos, e supere em 25% a previsão inicial.
Em uma última etapa para ser contemplado pelo programa, o aluno pode ser encaminhado para um processo de seleção feito pela própria unidade de ensino.
Para entrar na disputa do ProUni, ele precisa ter feito o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista na particular. As condições socioeconômicas também são critério. As bolsas integrais são oferecidas apenas aos alunos que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 765) por pessoa. Os que possuem até o dobro dessa renda (R$ 1.530) estão dentro dos critérios para a disputa das bolsas parciais que cobrem metade do curso.
Para garantir o benefício, o universitário tem de ter aproveitamento mínimo de 75% nas disciplinas cursadas em cada período letivo, senão o benefício será suspenso pelo programa.
Quem perder o prazo e não conseguir se inscrever no ProUni até hoje, pode aproveitar a segunda etapa que ocorre entre os dias 4 e 7 de março. O resultado dessa fase sai em 10 de março. A comprovação de dados e a matrícula dos aprovados deverão ser efetivadas entre os dias 10 e 12.
Fonte: Agora