quarta-feira, setembro 24, 2025

Dividida, a direita de Sergipe pode naufragar em 2026

 Adiberto de Souza

em 23 set, 2025 8:14

Mesmo sabendo que desunida será muito mais difícil lograr êxito nas eleições do próximo ano, a direita terá mais de um palanque em Sergipe. Despejado do PL pelo deputado federal bolsonarista Rodrigo Valadares (União), o empresário Edvan Amorim procura um partido que lhe garanta botar nas ruas a candidatura ao Senado do irmão Eduardo Amorim (PSDB). O pré-candidato a senador André Moura (União) já garantiu vaga no palanque do governador Fábio Mitidieri (PSDB), que pode concorrer à reeleição contra deputado federal direitista Thiago de Joaldo (PP) ou o ainda inelegível prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), nega que pretenda disputar o governo, porém deita e levanta sonhando com essa hipótese, que poderá não se concretizar justamente pela forte divisão do seu grupamento político. A sorte dos direitistas sergipanos é que a esquerda anda mais tonta do que peixe fora d’água. Aliás, as principais lideranças do PT sonham em subir no palanque do direitista Mitidieri, aumentando ainda mais a confusão na direita velha de guerra. Home vôte!

Contra a blindagem

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), espera que o Senado rejeite a PEC da Blindagem, medida rebatizada pela população de a “PEC da Bandidagem”. Após afirmar que respeita quem pensa diferente dele, o líder pedessista afirmou ser contra a propositura por entender que o político já tem muitos benefícios. Mitidieri citou o foro privilegiado e a inviolabilidade civil e penalmente por quaisquer opiniões, palavras e votos. “Respeito os parlamentares que votaram a favor, mas não vejo isso como algo positivo”, frisou. Da bancada federal de Sergipe disseram sim à PEC da Bandidagem os deputados Rodrigo Valadares (União), Gustinho Ribeiro (Republicanos) e Thiago de Joaldo (PP). Assim também é demais também!

A água vendida

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) não tem em números o volume de água que produz anualmente. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da estatal (Sindisan), isso vai acontecer em breve com a instalação de macromedidores nas saídas das Estações de Tratamento. Estudo do BNDES estimou que a estatal é capaz de produzir 190 milhões de metros cúbicos (m³) ano. O Sindisan informou que, diante disso, o contrato de concessão prevê que a empresa Iguá Sergipe vai pagar por este volume. Daqui a três anos, a concessionará dirá qual é a demanda de água tratada que a Deso terá que entregar. Ressalte-se que o balanço da estatal de 2023 informa que volume total medido nos hidrômetros foi de 90 milhões de m³, bem menos do que os 190 milhões de m³ previstos pelo BNDES. Creindeuspai!

PEC da Bandidagem

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), elogiou a postura política do senador Alessandro Vieira (MDB) na defesa dos valores morais e democráticos do país. O pedessista ressaltou a luta do emedebista para impedir a aprovação pelo Senado da famigerada PEC da Blindagem, proposta que Vieira é o relator. Já aprovada pela Câmara Federal, a propositura concede prerrogativas moralmente suspeitas para parlamentares e até para presidentes de partidos políticos. Para Jeferson, a tal PEC é “um absurdo moral e uma vergonha política”. Misericórdia!

Filho de Sergipe

Nascido em Salvador, o empresário Ivã Soares Santos é o mais novo cidadão de Sergipe. Em sessão solene, a Assembleia Legislativa o homenageou, ontem, com o Título de Cidadania, concedido graças a indicação do deputado estadual Adailton Martins (PSD). Ivã Soares se mudou para Aracaju em 1987, acompanhando a esposa, Miriam Soares, transferida para assumir uma loja num shopping da cidade. Na capital sergipana ele fundou a Legislar Imobiliária. Posteriormente, se formou em Direito e passou a atuar com foco no Direito Imobiliário. Além disso, expandiu sua atuação para o agronegócio, atuando como pecuarista e gerando empregos diretos e indiretos no interior sergipano. Ah, bom!

Terminal de rosca

Alguém sabe quando o Terminal Pesqueiro de Aracaju vai ser aberto ao público. Há dois anos, a Secretaria Nacional da Aquicultura prometeu que faltava apenas selecionar o investidor interessado na concessão daquele espaço, só que o esperado suplicante nunca apareceu. A construção do terminal começou no distante 2016 e teve investimento total de R$ 14 milhões. Após finalizada a obra, houve licitação em março de 2022 para a sua ocupação, mas não ninguém se habilitou para gerenciar o local. Enquanto o terminal permanece fechado e se deteriorando, ao seu lado comerciantes de peixe trabalham ao lado da obra sem o menor conforto. Aff Maria!

INFONET

Em destaque

Novas regras para tirar a CNH entram em vigor. Exame toxicológico passa a ser obrigatório para categorias A e B na primeira habilitação

  Thales Basílio Lourenço de Mattos   Novas regras para tirar a CNH entram em vigor. Exame toxicológico passa a ser obrigatório para categor...

Mais visitadas