sábado, outubro 22, 2016

O mais correto será novas eleições em Jeremoabo.

VEJA O QUE DIZ O NOVO CÓDIGO ELEITORAL SOBRE O QUE OCORREU EM BACABAL. A ANÁLISE É DO DR. LUIZ EUFRÁSIO (ADVOGADO).

CÓDIGO ELEITORAL ATUALIZADO CONFORME A LEI 13165 de 29/09/2015
OBS : VEJAM O PARÁGRAFO 3 º (terceiro)
Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.
eufrasio
DR. LUIZ EUFRASIO (ADVOGADO)
§ 1º – Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.
§ 2º – Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados.
§ 3o A decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados. (Incluído pela LEI Nº 13.165, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015)
§ 4o A eleição a que se refere o § 3o correrá a expensas da Justiça Eleitoral e será: (Incluído pela LEI Nº 13.165, DE 29 DE SETEMBRO DE 2015)
I – indireta, se a vacância do cargo ocorrer a menos de seis meses do final do mandato;
II – direta, nos demais casos.
PORTANTO, ANTES DA LEI 13165 ERA NECESSÁRIO 50 POR CENTO DOS VOTOS + 1, e depois desta lei , no caso de INDEFERIMENTO DO REGISTRO ……………acarreta ,após o trânsito em julgado(TSE), A REALIZAÇÃO DE NOVAS ELEIÇÕES “INDEPENDENTEMENTE” DO NÚMERO DE VOTOS ANULADOS
(Ou seja, não é mais 50 por cento mais 1, e sim por qualquer diferença , no caso, até uma diferença mínima de 1 voto em relação ao segundo colocado )
ASSIM, SE A LEI FOR RESPEITADA PELOS TRIBUNAIS  SUPERIORES
“HAVERÁ NOVAS ELEIÇÕES EM BACABAL, E CONFORME JURISPRUDÊNCIA SOMENTE NÃO PODERÁ CONCORRER OS MEMBROS DA CHAPA JULGADA INELEGÍVEL  (no caso concreto Zé Vieira e Florêncio Neto).
PODERÃO CONCORRER TODOS OS OUTROS CANDIDATOS E “QUALQUER ELEITOR DE BACABAL QUE QUEIRA SE CANDIDATAR, BASTANDO ESTAR FILIADO A UM PARTIDO POLÍTICO NOS 6 MESES ANTERIORES DA PROVÁVEL CONVOCAÇÃO PARA NOVAS ELEIÇÕES .”
Após consultas a Leis e Jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral
Por Luiz Eufrasio Ribeiro Filho (Advogado).
http://blogdoandrearaujo.com.br/2016/10/04/veja-o-que-diz-o-novo-codigo-eleitoral-sobre-o-que-ocorreu-em-bacabal-a-analise-e-do-dr-luiz-eufrasio-advogado/
Nota redação deste Blog -  A nova minirreforma eleitoral  como já demonstramos em inúmeras matérias que publicamos neste Blog, há diversas manifestações controversas entre juristas e professores, no entanto, vamos nos guiar pelo que já vem acontecendo em recentes julgamentos do TSE.
 Se for respeitado o artigo 224, parágrafo 3º, da lei 13.165/15, e o recurso a ser julgado for em desfavor da candidata Anabel, haverá novas eleições em Jeremoabo.
Só que o prazo para as novas eleições não será delatado como dizem os fanáticos de Jeremoabo, pois após o transito e julgado do TSE, será de imediato marcado novas eleições, num prazo de 20 a 40 dias.
HAVENDO NOVAS ELEIÇÕES EM JEREMOABO, E CONFORME JURISPRUDÊNCIA SOMENTE NÃO PODERÁ CONCORRER OS MEMBROS DA CHAPA JULGADA INELEGÍVEL  (no caso concreto ANABEL E DALVA DE JOÃO FERREIRA).
Portanto, por enquanto os únicos prejudicados até o momento são: o município de Jeremoabo que já começou a sofrer os efeitos colaterais provocados pela insensatez da candidata sem registro Anabel, que além de enganar o povo, jogou também numa aventura inglória, e, a própria causadora do destempero,  que não poderá sair candidata.
Mesmo sendo um ato penoso para as finanças do município , que além de débitos deixará várias obras inacabadas para o novo gestor, de certa forma há também o ponto positivo como seja, o poder público municipal irá se livrar desses profissionais da politicagem.

Em destaque

Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026

  Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026 Porcentagem de filiados entre todos os eleitores registrados em cada cidade na Justiça...

Mais visitadas