Agências
A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou ontem que a bactéria Escherichia coli (E.coli) pode ser transmitida de pessoa para pessoa, seja através de sedimentos ou por via oral. O surto infeccioso matou 17 pessoas na Alemanha e uma na Suécia.
"Este tipo de transmissão nos preocupa e, por esta razão, queremos que se reforcem as mensagens relativas à higiene pessoal", declarou Andrea Ellis, epidemiologista da OMS. Ellis afirmou que é crucial lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de tocar nos alimentos.
A epidemiologista confirmou ainda que, por enquanto, todos os casos estão relacionados de alguma forma com o norte da Alemanha --mantendo a exposição à bactéria limitada a essa área.
Ellis mencionou que um aspecto incomum deste surto é o grande número de casos de SUH (Síndrome Hemolítico-Urêmica), sintoma mais grave da doença que causa problemas renais, e também o fato de que os adultos sejam os mais afetados, quando normalmente não é o grupo de maior risco.
Além disso, comentou que o maior impacto está entre as mulheres por, supostamente, tenderem a consumir mais vegetais crus em saladas -- acredita-se que é ali onde está a origem da bactéria.
Países
Doze países informaram casos de pessoas diagnosticadas com a E.coli. São eles: Alemanha, Suécia, Suíça, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, França, Holanda, Noruega, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Fonte: Agora