Publicado em 7 de outubro de 2025 por Tribuna da Internet

Tarcísio descreve Ratinho Júnior como “um nome forte”
Bela Megale
O Globo
Desde que passou a demonstrar desânimo em concorrer à Presidência, Tarcísio de Freitas (Republicanos) passou a defender o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como opção para representar a direita contra Lula em 2026.
O governador de São Paulo descreve Ratinho Júnior como “um nome forte” e apresenta seu cálculo a aliados. Tarcísio avalia que, como representante da direita com apoio de partidos de centro, o paranaense teria espaço para conquistar o eleitorado, por ter uma alta taxa de desconhecimento e baixa rejeição, segundo as pesquisas.
LUGAR GARANTIDO – Além disso, crê que Ratinho teria lugar garantido em um eventual segundo turno contra Lula, mesmo que um representante da família Bolsonaro, como Eduardo, entrasse na eleição presidencial.
Em reservado, o governador de São Paulo avalia que, se o deputado federal concorrer ao Palácio do Planalto, vai atrapalhar Ratinho Júnior, mas não a ponto de tirá-lo da disputa. Tarcísio acredita que Eduardo Bolsonaro teria cerca de 15% do eleitorado e que, mesmo assim, o paranaense avançaria para o segundo turno com mais votos.
Em conversas com pessoas próximas, o governador de São Paulo ainda disse que não acredita que outros integrantes da família do ex-presidente concorram ao cargo de chefe do Executivo. Ele avalia que o senador Flávio Bolsonaro não tem interesse em disputar o Palácio e que Michelle Bolsonaro não viabilizaria sua candidatura junto à classe política, além de carregar a rejeição que os integrantes da família do ex-presidente enfrentam.
DISPUTA ACIRRADA – De qualquer maneira, Tarcísio prevê uma disputa presidencial acirrada entre direita e esquerda, como foi a de Lula e Bolsonaro em 2022. A aliados, segue dizendo que não há candidato que seja unanimidade e que o cenário continua conflagrado, como na última eleição.
A série de movimentos que fragmentaram a direita no último mês, como as manifestações contra a PEC da Blindagem e contra a anistia, e o gesto de Donald Trump a Lula foram vistos por lideranças políticas como fatores que desanimaram Tarcísio de concorrer ao Planalto. O governador, no entanto, já mantinha o discurso de que seu foco é a reeleição em São Paulo.
Em entrevista ao O Globo, o senador Ciro Nogueira (PP) afirmou que vê dois nomes viáveis para representar a direita: Tarcísio e Ratinho Júnior. O ex-ministro também disse que Bolsonaro já escolheu o nome que vai apoiar em 2026.