quinta-feira, outubro 30, 2025

Megaoperação no Rio ecoa no Cone Sul e aciona vigilância máxima nas fronteiras


Paraguai aumentará controle na fronteira com o Brasil

Luciana Taddeo
CNN

Depois de a Argentina anunciar que ativou alerta máximo nas fronteiras por medo a uma “debandada” de criminosos brasileiros devido às operações contra o Comando Vermelho no Rio, o Paraguai também disse nesta quarta-feira (29) que aumentará seus controles.

À CNN, o vice-ministro paraguaio da Segurança Interna, Oscar Pereira, afirmou que haverá um trabalho conjunto entre o departamento de imigração, a Polícia Nacional e a alfândega para um maior controle na entrada ao país pela fronteira com o Brasil. Segundo o ministério do Interior, também haverá maior articulação com o Comando Tripartite de cooperação policial com o Brasil e a Argentina na Tríplice Fronteira.

ALERTA – Ao contrário da Argentina, no entanto, o Paraguai não prevê declarar alerta pelo risco de que criminosos tentem fugir das buscas policiais atravessando a fronteira. Nesta quarta (29), a ministra argentina da Segurança, Patricia Bullrich, determinou que as fronteiras leste e noroeste do país entrem em “alerta máximo” contra a possível fuga de criminosos.

Em documento enviado à Secretaria de Segurança Nacional, ela pede que os agentes posicionados na fronteira recebam um manual de reconhecimento de sinais de integrantes de organizações criminosas. Após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, Bullrich afirmou que a Argentina incluiu o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet) do país.

Segundo a ministra, há 39 brasileiros em prisões argentinas, dos quais cinco são do Comando Vermelho e “sete ou oito” do Primeiro Comando da Capital. “Eles estão muito isolados uns dos outros para que não tenham nenhum tipo de poder”, garantiu, em entrevista ao canal La Nación +, afirmando haver um controle “muito estrito” sobre os detentos das duas facções, identificados, segundo elas, pelas tatuagens e práticas de ritos de iniciação nas prisões.

Em destaque

Apertem os cintos! O megaescândalo do Banco Master está apenas começando

  Publicado em 18 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge reproduzida do Arquivo Google Dora Krame...

Mais visitadas