Foto: Reprodução
Desembargador Jatahy Fonseca Júnior15 de outubro de 2025 | 10:45Desembargador Jutahy Júnior reclama de apoio eleitoral público a Rotondano no TJ-BA; presidente da Corte rebate
A sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta quarta-feira (15), foi marcada por uma reclamação pública do desembargador Jatahy Fonseca Júnior que se manifestou estar insatisfeito com o clima eleitoral que se encontra a Corte nas vésperas da eleição. A fala do magistrado foi direcionada ao desembargador José Edivaldo Rotondano que, para Jutahy, estaria recebendo apoio de outros desembargadores de forma pública.
A chateação de Jutahy Júnior ocorreu logo após a presidente Cynthia Resende parabenizar o desembargador Rotondano pelos seus trabalhos. Os dois são postulantes à Presidência da Corte para o próximo biênio. O desembargador Jatahy chamou atenção da menção e citou exemplos de gestões produtivas no Tribunal, como o trabalho da desembargadora Ivone Bessa à frente da Primeira Turma Criminal, a quem classificou como uma presidente competente e dedicada. O desembargador também mencionou os resultados obtidos durante sua atuação na Universidade Corporativa do Judiciário (Unicorp), que promoveu cerca de mil ações e criou quase 95 mil vagas em cursos e capacitações, em parceria com instituições como a FGV e a UFBA.
Em resposta, a presidente do TJ-BA esclareceu que os cumprimentos feitos ao desembargador Jatahy Rotondano, também conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referem-se ao apoio que ele tem oferecido ao Tribunal em nível nacional, e não a manifestações de preferência eleitoral.
O magistrado ainda aproveitou para propor uma solução relacionada à distribuição de cargos no Tribunal. “Existe um cargo, tem um FG sobrando nos 20 gabinetes das câmaras criminais. Vossa senhoria nos permitindo indicar mais um, o décimo não precisa. Eu acho que todos têm consciência disso. Na Câmara Criminal o décimo não precisa”, afirmou.
A presidente Cynthia pediu para que o assunto fosse tratado em outro momento pelos desembargares, mas apontou que a proposta de Jutahy teria que ser apresentada por projeto de lei.
Política Livre