quarta-feira, outubro 15, 2025

Desembargador Jutahy Júnior reclama de apoio eleitoral público a Rotondano no TJ-BA; presidente da Corte rebate

 Foto: Reprodução

Desembargador Jatahy Fonseca Júnior15 de outubro de 2025 | 10:45

Desembargador Jutahy Júnior reclama de apoio eleitoral público a Rotondano no TJ-BA; presidente da Corte rebate

exclusivas

A sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta quarta-feira (15), foi marcada por uma reclamação pública do desembargador Jatahy Fonseca Júnior que se manifestou estar insatisfeito com o clima eleitoral que se encontra a Corte nas vésperas da eleição. A fala do magistrado foi direcionada ao desembargador José Edivaldo Rotondano que, para Jutahy, estaria recebendo apoio de outros desembargadores de forma pública.

A chateação de Jutahy Júnior ocorreu logo após a presidente Cynthia Resende parabenizar o desembargador Rotondano pelos seus trabalhos. Os dois são postulantes à Presidência da Corte para o próximo biênio. O desembargador Jatahy chamou atenção da menção e citou exemplos de gestões produtivas no Tribunal, como o trabalho da desembargadora Ivone Bessa à frente da Primeira Turma Criminal, a quem classificou como uma presidente competente e dedicada. O desembargador também mencionou os resultados obtidos durante sua atuação na Universidade Corporativa do Judiciário (Unicorp), que promoveu cerca de mil ações e criou quase 95 mil vagas em cursos e capacitações, em parceria com instituições como a FGV e a UFBA.

Em resposta, a presidente do TJ-BA esclareceu que os cumprimentos feitos ao desembargador Jatahy Rotondano, também conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referem-se ao apoio que ele tem oferecido ao Tribunal em nível nacional, e não a manifestações de preferência eleitoral.

O magistrado ainda aproveitou para propor uma solução relacionada à distribuição de cargos no Tribunal. “Existe um cargo, tem um FG sobrando nos 20 gabinetes das câmaras criminais. Vossa senhoria nos permitindo indicar mais um, o décimo não precisa. Eu acho que todos têm consciência disso. Na Câmara Criminal o décimo não precisa”, afirmou.

A presidente Cynthia pediu para que o assunto fosse tratado em outro momento pelos desembargares, mas apontou que a proposta de Jutahy teria que ser apresentada por projeto de lei.

Política Livre

Em destaque

Fachin defende Toffoli em busca de solução interna para crise do Master no STF

  Fachin defende Toffoli em busca de solução interna para crise do Master no STF Presidente da corte afirmou que colega vem 'atuando na ...

Mais visitadas