terça-feira, outubro 14, 2025

Terreiro Ilê Axé Iá Oxum é invadido e destruído em Aracaju

 A casa acredita se tratar de um caso de racismo religioso

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

A Casa Ilê Axé Iá Oxum, localizada no bairro Robalo, em Aracaju, foi invadida e teve suas instalações destruídas no dia 3 de outubro. O vídeo com a denúncia foi divulgado neste fim de semana nas redes sociais.

Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver a porta do imóvel arrombada, cômodos revirados e diversos artigos religiosos espalhados pelo chão. Instrumentos sagrados, roupas litúrgicas e objetos de uso cotidiano foram levados ou destruídos.

De acordo com os responsáveis pela casa, também foram roubados eletrodomésticos como geladeira, fogões, botijões de gás e até uma máquina de costura utilizada na confecção das indumentárias das cerimônias religiosas.

Para Vanderlande Ogum, integrante da casa, o sentimento é de consternação diante do ocorrido. “Nossa casa foi arrombada, foi vilipendiada, foi usurpada. Uma afronta à nossa identidade religiosa, à nossa autonomia enquanto casa de axé e à nossa autonomia enquanto povo tradicional”, declarou.

Ele também fez um apelo à união das comunidades de axé e de pessoas comprometidas com a liberdade religiosa. “Convidamos todos os nossos irmãos de axé, pessoas que são ligadas ao campo progressista, que façam conosco uma voz de resistência a esses atos que são de vandalismo e, principalmente, de racismo religioso contra nossa instituição”, afirmou.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado em boletim de ocorrência e está sendo investigado pela Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa (Dachri), unidade responsável por apurar situações de intolerância religiosa e garantir a responsabilização dos envolvidos.

Por Nicolle Santana e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe

Em destaque

Eleições de 2026 devem ser decididas pela rejeição, não pela ideologia, aponta pesquisador político

  Eleições de 2026 devem ser decididas pela rejeição, não pela ideologia, aponta pesquisador político Análises eleitorais indicam que cerca ...

Mais visitadas