segunda-feira, março 03, 2025

Entrevista de Bolsonaro a Leo Dias promove entretenimento e ganha as redes

 Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista ao jornalista Leo Dias03 de março de 2025 | 08:00

Entrevista de Bolsonaro a Leo Dias promove entretenimento e ganha as redes

brasil

Na análise em mais de 100 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram realizada pela Palver, destacou-se a divulgação de vídeos e mensagens discutindo trechos da entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao apresentador Leo Dias.

A conversa rendeu cortes que repercutiram tanto nos grupos de direita quanto nos de esquerda. A estratégia de comunicação de Bolsonaro aposta na ampla disseminação de sua linha narrativa sobre as acusações que recaem sobre si.

Na última terça-feira (25), o ex-presidente concedeu uma entrevista ao vivo a Leo Dias. Transmitida no canal do apresentador no YouTube, a conversa durou mais de duas horas e cobriu variados temas, desde a vida pessoal até a expectativa de prisão de Bolsonaro.

Ao longo da entrevista, Leo Dias anunciou que a transmissão quebrou o recorde de audiência do canal, com mais de 700 mil pessoas assistindo ao vivo, e que já conta com mais de 2 milhões de visualizações ao todo. Esses números não foram alcançados ao acaso.

Desde o dia anterior à entrevista, mensagens informando sobre a entrevista circularam em diversos grupos bolsonaristas, incluindo um vídeo do deputado federal Mario Frias (PL-SP) que foi compartilhado nos grupos de apoiadores do senador Cleitinho (Republicanos-MG), pedindo aos seguidores para que acompanhassem a conversa.

Nos grupos de direita do WhatsApp, a decisão de participar da entrevista foi bastante discutida, prevalecendo o argumento de que era importante para que o ex-presidente pudesse falar com um público “fora da bolha”. Nos grupos de esquerda, circularam cortes em tom de sátira sobre o fato de Bolsonaro ter perdido as eleições e estar inelegível.

Bolsonaro expôs sua versão sobre a denúncia ofertada pela PGR e reforçou que não estava no Brasil em 8 de janeiro e, portanto, não poderia ter cometido os crimes pelos quais está sendo acusado. Essa linha narrativa é a mesma que já vinha sendo trabalhada nos grupos públicos de mensageria.

O ex-presidente aproveitou a ampla audiência para lançar diversas candidaturas ao Senado Federal para as eleições de 2026. No dia seguinte ao da entrevista, a lista com os nomes apontados passou a circular nos grupos de WhatsApp e Telegram analisados pela Palver.

A participação de Bolsonaro se mostrou uma estratégia interessante. Ao levar a política ao campo do entretenimento, conseguiu transmitir sua mensagem com leveza e espontaneidade sem deixar de discutir assuntos sérios, como é o caso de sua possível prisão. O ex-presidente entende a importância disso desde quando participava dos programas de entretenimento de Luciana Gimenez.

Antes do final da entrevista, Leo Dias informou que também convidou o presidente Lula para uma conversa no mesmo formato. Nos grupos de WhatsApp, circula um vídeo do deputado André Janones (Avante-MG) no qual critica a comunicação de Lula usando como referência positiva a entrevista de Bolsonaro.

Contudo, diferentemente de Bolsonaro, Lula tem muito a perder. Como é governo, precisa responder às demandas da população, alinhar as expectativas sobre os resultados e, principalmente, tentar reverter a tendência de queda de popularidade. Além disso, precisará estar pronto para responder perguntas sobre Putin, Trump e outros temas sensíveis na atual conjuntura política global. Isso exigirá de Lula um preparo muito maior caso aceite conceder a entrevista.

Portanto, a estratégia que se mostra positiva a Bolsonaro pode não funcionar para Lula. Isso não significa que esse tipo de aparição seja um erro, mas que é importante que o presidente esteja preparado para sofrer uma cobrança mais intensa em um cenário que exige mais responsabilidade nas respostas. Estabelecer um canal direto com a população poderia ser uma boa forma de fortalecer a credibilidade e ampliar a voz do presidente.

Felipe Bailez/Luis Fakhouri/FolhapressPoliticaLivre
Nota da redação deste Blog -  Léo Dias entrevista Jair Bolsonaro - entrevista completa

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas